Mais de 400 professoras da Rede Municipal de Ensino participaram nesta sexta-feira (06) do seminário Colóquios da Educação, voltado à discussão de temas sobre a Educação Infantil. O debate aconteceu no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso e tem como objetivo informar e esclarecer diversas práticas de ensino da modalidade.
Participaram do evento professoras e pesquisadoras da PUC–Rio e da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que apresentaram seus objetos de estudo na área educacional e trocaram experiências com os profissionais da Rede Municipal de Ensino.
A secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, iniciou o evento destacando a importância desse debate para a condução dos trabalhos na rede. Ela mencionou o reconhecimento obtido com a publicação Orientações Curriculares para a Educação Infantil e parabenizou as professoras pelo empenho na evolução dos indicadores de desempenho dos alunos.
Tendo como tema a presença de professores homens na Educação Infantil, a prof.ª Dra. Alexandra Pena discorreu, no primeiro momento, sobre seu projeto de pós-doutorado, que tem como tema a ausência de educadores do sexo masculino. A discussão central de seu projeto é de que forma essa ausência reflete na formação da identidade do profissional da Educação Infantil.
Já Leonor Toledo, profª. Drª. do departamento de Educação da PUC–Rio, falou sobre o desenvolvimento e aprendizagem das crianças, relacionando-os com os conceitos de experiência e memória na prática cotidiana das escolas. Por fim, a profª. Drª. da UFBA Mônica Samia discorreu sobre a aplicação da recém-implantada Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no contexto do ensino infantil.
De acordo com as palestrantes é fundamental que haja este espaço de diálogo, pois é através dele que se promove a formação de professores e se é estreitada a relação das universidades com a rede pública de ensino.
Eduardo Araújo (Estagiário) / Ascom Semed
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