quinta-feira, 12 de abril de 2018

Pacto do bem chega à Escola Municipal Higino Belo


Foto: Ascom Semed
A Escola Municipal Higino Belo, localizada no bairro do Farol, recebeu nesta quarta-feira (11), a palestra “Pacto do bem, uma alimentação saudável em casa e na escola”, idealizado pelo setor de Nutrição e Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Durante a palestra, a equipe de nutricionistas da Semed desenvolveram atividades com os pais dos alunos e falaram sobre a legislação vigente que retrata o direito da criança à alimentação adequada e o papel da escola na efetivação deste direito.
De acordo com a nutricionista Ana Denise Gouveia, as ações desenvolvidas na escola têm como objetivo reconhecer a importância da adoção de hábitos alimentares e de vidas saudáveis no âmbito familiar e sua relação com a educação alimentar e nutricional trabalhada na escola.
Foto: Ascom Semed
“O cardápio escolar cobre as necessidades nutricionais dos alunos por faixa etária. Isso, de acordo com o programa nacional de alimentação escolar do Ministério da Educação. Nossa preocupação é orientar os pais quanto aos riscos dos alimentos industrializados. Propomos um pacto de trabalharmos juntos criando hábitos saudáveis para os nossos alunos”, reforçou Ana Denise.
A nutricionista falou também  sobre as doenças acarretadas pela má alimentação e informou do trabalho com os alunos que apresentam intolerância a alguns alimentos. “O cardápio escolar passa por análise nutricional que faz um balanço dos nutrientes conforme a necessidade e especificidade dos alunos e aqueles que apresentam intolerância a algum alimento são atendidos de forma especial”.
Atenta à palestra, Maria do Rosário, mãe do aluno Johannes David, de 6 anos, disse que prefere confiar na escola. “Meu filho nunca reclamou da merenda escolar e sempre se mostrou satisfeito. Pra mim, o que mais importa é a saúde dele. Eu não vejo necessidade de mandar lanche para ele”, disse.
Foto: Ascom Semed
A nutricionista finalizou a palestra com a dinâmica “mitos e verdades”. Os pais puderam interagir levantando a plaquinha correspondente às perguntas feitas durante a atividade, conforme sua compreensão.
João de Oliveira Filho – Ascom / Semed

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