quinta-feira, 19 de abril de 2018

Avaliação Escolar é tema de Seminário na Rede Municipal



A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, nesta quinta-feira (19), o Seminário de Reflexão Pedagógica dos Resultados de Avaliações Educacionais em Larga Escala. O evento aconteceu no auditório da Escola Superior de Magistratura (Esmal) e envolveu os coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino e representantes dos 102 municípios alagoanos.
A coordenadora de Avaliação Escolar da Semed, Ana Patrícia Calheiros, disse que o encontro representa um momento importante para se discutir as avaliações escolares em larga escala. “Precisamos avaliar e verificar nossos resultados educacionais na busca da melhoria da qualidade da educação de Maceió e também de Alagoas. A partir da apresentação dos dados, serão feitas propostas de planejamento educacional nas escolas municipais e estaduais”, disse.
Durante o Seminário, as técnicas pedagógicas da Semed, Eudymar Floriano e Tânia Almeida falaram sobre o Sistema Municipal de Avaliação Educacional de Maceió. “A cidade de Maceió dispõe da Portaria nº. 0107 de 07 de junho de 2017, que regulamenta o sistema de avaliação educacional da rede municipal de ensino”, destacou a Eudymar, acrescentando que a autoavaliação escolar contribui para a implantação e implementação da autoavaliação institucional da rede.
O gerente de supervisão de estatística e avaliação educacional da Secretaria de Estado da Educação, Ademir da Silva Oliveira, fez um breve histórico das avaliações externas no Brasil e em Alagoas.
Ainda também durante o seminário foram analisadas as informações obtidas com a aplicação dos exames Prova Brasil, Avaliação Nacional de Aprendizagem (Ana), Prova Alagoas e Avalia Maceió.

João de Oliveira Filho/ Ascom  Semed

Nenhum comentário: