terça-feira, 24 de abril de 2018

Seminário marca entrega de dicionário indígena para escolas


Coordenadora do Departamento de Centros e Núcleos
da Semed, Ticyane Bentes
Professores, coordenadores pedagógicos, diretores e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) têm uma agenda importante na manhã da próxima quinta-feira (26). É quando acontece a formação continuada voltada para o ensino da questão indígena, com a entrega do Dicionário Tupi Antigo, A Língua Indígena Clássica do Brasil, de Eduardo Navarro. Cada escola da Rede Municipal de Ensino receberá um exemplar, que servirá de base para o ensino e a discussão das questões indígenas na atualidade.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Centros e Núcleos da Semed, Ticyane Bentes, a palestra “A questão indígena no currículo escolar” será ministrada pelo professor Jorge Vieira, do Núcleo Acadêmico Afro Indígena do Cesmac (Nafri). “O objetivo é promover uma reflexão crítica e um debate sobre o componente curricular, com abordagem do ensino da história indígena no currículo escolar”, explicou.
As escolas municipais têm ofertado material que permitem o maior aprofundamento das culturas afro e indígenas. “É preciso desmistificar a folclorização ao longo dos anos dos hábitos e costumes dos índios”, acrescentou Ticyane. Ela aponta o fato de muitas vezes a abordagem dos povos indígenas acontecer, até hoje, como um ser que se pinta e toca apito, quando a realidade é outra. “Trata-se de uma raça, cujos costumes mudaram e isso precisa ser discutido em sala de aula. Existem índios que fazem faculdade, que mantém contato com outras raças naturalmente”, concluiu.
A formação continuada acontece no auditório Paulo Freire, na sede da Semed, no bairro da Cambona, a partir das 9h.
Delane Barros/ Ascom Semed

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