sexta-feira, 20 de abril de 2018

Estudantes participam do Projeto Jovem Juiz



Cinco alunos das escolas municipais Antídio Vieira, Kátia Assunção, Haroldo da Costa e Padre Pinho tiveram nesta sexta-feira (20), na 7° vara criminal do Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes, um dia de magistrado. A ação faz parte do projeto Jovem Juiz, parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal).
Os estudantes presenciaram uma audiência e conheceram de perto o trabalho desenvolvido pelo Poder Judiciário. Durante toda a manhã, cada um dos jovens pôde ficar ao lado do juiz Sóstenes Gaia para acompanhar uma parte da audiência de tribunal do Júri.

A iniciativa existe desde 2017 e premia os alunos que apresentam a melhor resolução de um conflito escolar com a visita. Em 2018, o número de visitas ao fórum será ampliado, assim como a quantidade de estudantes contemplados pela iniciativa. A pedagoga responsável pelo projeto Cidadania e Justiça na Escola, Luzia Rodrigues, conta o quanto o projeto é bem recebida nas unidades de ensino.
“Além de os alunos conhecerem a prática jurídica, o Jovem Juiz ainda desperta o lado profissional deles. Foi um grande avanço que conseguimos”, destacou a coordenadora.
A aluna Rayanne da Conceição apresentou a melhor resolução de conflito da escola Kátia Assunção e participou da audiência. Ela nunca havia pensado na possibilidade de estar em um tribunal, mas ficou encantada com o que viu. “É muito diferente daquilo que vemos na TV. Gostei muito e já estou pensando na possibilidade de cursar Direito”, confessou, entusiasmada.
Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed


Nenhum comentário: