Estudantes do 8º e 9º anos da rede municipal de ensino podem participar. Foto: Ascom Semed |
Implantado em 2017, o projeto passou a oferecer este ano aulas aos estudantes do 8º ano, a fim de obter uma preparação mais sólida. Além disso, o reforço passou a ser ministrado no auditório Paulo Freire, localizado na Semed Cambona, em turno oposto ao da turma, funcionando como complemento ao que é aprendido no horário regular.
Nailza Oliveira, coordenadora pedagógica da escola Jaime Miranda, conta que a motivação dos estudantes aumentou consideravelmente. De acordo com ela, em 2017, 15 alunos foram aprovados no Ifal. “É um projeto muito valioso, porque dá um grande incentivo aos estudantes”, disse.
A professora Carla Navarro, responsável pelas aulas de Língua Portuguesa, conta que a ideia surgiu para ampliar o conhecimento oferecido aos alunos da rede. “Implantamos o projeto para que a Semed pudesse estar dentro da escola para focar nos conteúdos da Prova Brasil e assim dar mais segurança aos alunos.
Navarro também avalia o desempenho de quem passou pelas aulas. “O rendimento que os alunos do ano passado obtiveram na Prova Brasil e nos exames do Ifal, por exemplo, foi maior que nos anos anteriores. Sabemos que há nas escolas professores capacitados para isso, mas os aulões têm trazido uma base mais sólida aos nossos jovens”, explicou a professora.
A partir da média de desempenho dos estudantes na Prova Brasil, é feito um diagnóstico que serve como referência para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Eduardo Araújo (estagiário) Ascom Semed
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