sexta-feira, 27 de abril de 2018

Educação entrega brinquedos a representantes de Cmeis

57 Cmeis receberam os kits com 24 brinquedos.
Foto: Ascom Semed
Brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças, e isso é fato comprovado por diversos estudos. Através do lúdico a criança aprende nomes, conceitos e se relaciona com as pessoas e o meio em que vive. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta sexta-feira (27) entrega de brinquedos para 57 Centros de Educação Infantil (Cmeis) do município, a fim de proporcionar às crianças da rede novas formas de aprendizado.

O encontro contou com a presença da secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, gestores da Semed e dos Cmeis. Um kit com 24 itens foi entregue a cada diretora. Entre os brinquedos do kit, constam um túnel em forma de centopeia, quadro branco, animais de pelúcia, fantoches, instrumentos musicais, jogos de encaixe e matemáticos, adereços e outros brinquedos próprios para cada faixa etária atendida nas creches.
A coordenadora de Ensino Infantil da Semed, Angelina Araújo, conta que a aquisição desses itens é um desejo antigo da secretaria, por isso sua chegada é motivo de orgulho. “Os brinquedos fazem parte do material de didático e da política pública que consta em nossas orientações curriculares. Não é a etapa final de nossos investimentos, mas é um passo importante”, disse.
Foram investidos R$ 200 mil oriundos do Plano de Ações Articuladas (PAR), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A estimativa é que 8 mil crianças matriculadas nas creches da rede sejam beneficiadas com a entrega. Além dos brinquedos, está prevista para maio a entrega de parques para as unidades de ensino infantil que possuem estrutura para recebê-los.
“Hoje é um dia de alegria. Esses brinquedos estão sendo aguardados há dois anos e, com essa aquisição, damos mais um importante passo para nos tornarmos referência em ensino no país”, ressaltou a titular da Semed, Ana Dayse Dorea.
Ana Cristina Souza é coordenadora do Cmei Pompeu Sarmento e destaca a importância desses objetos na formação desta etapa de ensino. De acordo com ela, as brincadeiras são o meio mais eficaz de desenvolver a relação das crianças com elas mesmas e o mundo à sua volta. “O recebimento dos brinquedos é um ganho muito grande, porque garante aos alunos o direito a usufruir desses instrumentos fundamentais para o aprendizado deles”, disse a pedagoga.
Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: