quinta-feira, 15 de março de 2018

Semed discute colaboração técnica no Rio de Janeiro


Parceria visa implantar sistema de gerenciamento da alimentação escolar em Maceió.
Foto: Arquivo Pessoal

Uma equipe formada por técnicos dos setores Financeiro, de Tecnologia da Informação (TI) e de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed) esteve no Rio de Janeiro,  entre os dias 05, 06 e 07 de março. O grupo fez uma visita técnica para conhecer o processo de gerenciamento da alimentação escolar da Secretaria de Educação do município, com o qual discutiu a possibilidade de firmar uma parceria técnica.
Durante a estada na cidade, os técnicos compareceram às instalações da Coordenadoria Geral do Município, à Gerência de Alimentação Escolar e ao Instituto de Nutrição Annes Dias (Inad), além da Escola Vicente Licínio. Eles conheceram o modelo dos trâmites licitatórios e o controle dos processos de pagamento do setor de Nutrição através da operacionalização do Sistema de Gêneros Alimentícios – Sisgen.
Sisgen é apresentado aos técnicos da Semed. Foto: Arquivo Pessoal
O Sisgen é um software criado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, que gerencia todos os processos de planejamento, aquisição e prestação de contas da área de Nutrição, efetuando todas as etapas de compra de modo informatizado.
O programa é capaz de criar e manter atualizados os cadastros de órgãos, fornecedores, gêneros, cardápios e permissão de vendas de fornecedores, além de possibilitar o planejamento das compras dos insumos com base nos cardápios definidos e previamente divulgados.
“Eles têm um procedimento que garante uma gestão mais eficiente, clara e transparente. Como nossa rede é muito menor que a deles, os procedimentos adotados lá atendem a nossa realidade, mas há diferenças significativas. Por isso, é preciso adaptar o projeto”, explica a coordenadora de Nutrição e Alimentação Escolar, Anna Carla Luna.
Os procedimentos e a funcionalidade do sistema serão adaptados à necessidade da rede municipal de ensino de Maceió. Ainda de acordo com Anna Carla, um projeto está sendo elaborado e será apresentado à secretária de educação, Ana Dayse Dorea, com a descrição de sua aplicabilidade e o cronograma das ações que devem ser realizadas para a implantação do programa a curto, médio e longo prazos.
Eduardo Araújo (estagiário)/ Ascom Semed

Nenhum comentário: