quarta-feira, 7 de março de 2018

Semed inaugura duas unidades de ensino nesta quinta (08)



A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugura na manhã desta quinta-feira (08), às 9h, no Conjunto dos Vales , em Rio Novo, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Mestra Virgínia Moraes da Silva e a Escola Municipal João Feitosa. As duas unidades de ensino foram financiadas com recursos do Governo Federal do Programa Minha Casa, Minha Minha Vida.
O Cmei Mestra Virgínia tem capacidade para atender 60 alunos em tempo integral e 120 alunos em dois turnos. O Centro Municipal de Educação Infantil possui quatro salas de aula, playground, área de estacionamento, cozinha e banheiros revestidos com adaptações para alunos, dentro do que determina o Ministério da Educação (MEC). A obra teve o valor aproximado de R$1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais).
Já a Escola Municipal João Feitosa tem capacidade para atender 216 alunos em tempo integral ou até 432 alunos em dois turnos. Sua estrutura conta com seis salas de aula, sala de leitura, de informática e cozinha industrial. A obra recebeu o investimento de cerca de R$ 1.100.000,00 (um milhão e cem mil reais).
De acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dórea, a Prefeitura continua fazendo a expansão na área. “Essas inaugurações representam muito para o conjunto, e o município de Maceió o contempla com mais um espaço voltado para atender jovens e crianças”, ressaltou a gestora.
Um pouco da biografia dos patronos das escolas:
Virgínia Moraes da Silva “Mestra Virgínia” (1916-2003) – Alagoana, marcou sua historia de vida no bairro de
Rio Novo Maceió, onde trouxe o Coco de Roda e criou o Reisado e Trio Três Amores formado por seus filhos:
Erivaldo Domingos da Silva (sanfoneiro), Maria Vânia Domingos da Silva (triângulo) e o amigo José Ailton
(zabumbeiro).
Mestra Virgínia era dotada de muitas qualidades, mesmo não sendo uma mulher letrada. Foi autora e interprete de belíssimas poesias e da música popular tradicional alagoana. Algumas de suas obras estão registradas no CD Palavra Cantada e vídeos com gravações de belas músicas de sua autoria. Marcou sua trajetória também como rezadeira, benzedeira, cantadora e parteira de profissão. Autentica e ingênua encantava folcloristas, etnomusicólogos, pesquisadores e apreciadores de suas músicas bem inspiradas.
Apesar de idosa, não media esforço para divulgar o seu folclore e não deixar morrer a tradição, trazia sempre crianças para ensinar a sua arte dando aulas voluntarias de reisado e cantoria. Assim, Mestra Virgínia, mulher de alma nobre foi uma grande incentivadora na construção da historia do esquecido bairro do Rio Novo, elevando nossa cultura de forma diversificada.
João Feitosa nasceu em 30/03/1939 e morreu em 06/10/2004. Filho de Fernandes Feitosa e Maria Gomes, cresceu no bairro de Rio Novo, às margens do Rio Carrapatinho e estudou na Escola Maria Amália, no bairro do ABC. Casou-se com Maria José Feitosa e teve sete filhos.
Ao longo de sua caminhada foi operário da Fábrica Carmem, em Fernão Velho, e funcionário público da equipe administrativa da Escola Municipal Pedro Café, em Rio Novo. Paralelo ao seu trabalho, sempre se interessou pelo bem de sua comunidade. Fundou a Associação dos Idosos, onde foi presidente por muito tempo, realizando trabalhos de valorização do folclore com danças de Baiana, Pastoril e Cirandinha com o grupo da terceira idade. Também foi presidente da Associação Comunitária do bairro e, diante de sua popularidade, foi candidato a vereador da capital nos anos 80.
Criou em Rio Novo um grupo de teatro em parceria com a Escola Municipal Pedro Café realizando muitas apresentações locais e em outras localidades, levando o nome da comunidade ao conhecimento de todos. Com esse grupo, participou do IX Festival Estudantil de Teatro, cadastrado no Sindicato dos Artistas Técnicos em espetáculos de diversão do Estado de Alagoas.
Durante os festejos juninos, João Feitosa organizou danças de quadrilhas no bairro, levando apresentações também para bairros vizinhos. Organizou um grupo de capoeira onde os jovens participavam. Organizou times de futebol, fez trabalhos comunitários e voluntários de eventos religiosos, arrecadando fundos para os mais necessitados. Dessa forma, foi um marco na contribuição da história do bairro do Rio Novo.
Ascom Semed/ Stephanie Ferreira- Estagiária

Nenhum comentário: