terça-feira, 8 de junho de 2010

Alunos do Nosso Lar I tem aula de meio ambiente

Fotos: Adriana Cirqueira


Uma aula de cidadania e proteção ao meio ambiente. Foi o que professores e coordenadores da Escola Municipal Nosso Lar I proporcionaram a mais de 300 estudantes dos projetos Escola Aberta, Mais Educação e do 5º ano. Acompanhados da direção eles seguiram para às margens da Lagoa Mundaú e depois de uma caminhada coletaram lixo e assistiram a uma peça teatral sobre a importância da preservação da natureza.As atividades integram o "Projeto por uma cultura de paz".


Segundo a vice diretora da unidade, Simone Santana, os alunos foram estimulados a discutir e produzir campanhas de esclarescimento sobre o meio ambiente. "O principal é que eles aprenderam que não podemos ter paz sem a preservação", argumentou Simone.


As crianças eram as mais empolgadas com a atividade. Essa foi a primeira vez que eles tiveram contato com os problemas da comunidade do Vergel do Lago, onde residem. Para a diretora da escola, professora Sueli Bida, a atividade representou uma oportunidade de interação com a realidade.


"Depois da sala de aula, o contato com o que acontece na prática ajuda na compreensão e formação da consciência deles. O mais importante é que eles reconheçam o que representam na proteção da lagoa", destacou Sueli.


A caminhada só foi possível porque a Nosso Lar I contou com o apoio de técnicos da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) e da Polícia Militar que garantiu a segurança do grupo. Até o mês de setembro outras atividades serão desenvolvidas. No momento, além da conscientização ecológica os alunos também têm aprendido sobre os perigos e como previnir a dengue.


Semed


Na Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Coordenação de Educação Ambiental concluiu as atividades referentes à Semana do Meio Ambiente. Os professores da rede municipal de ensino acompanharam a palestra do biólogo e mestre em agronomia, Iremar Bayma. Ele apresentou a importância da preservação ambiental, a manutenção dos manguezais como berçários naturais e quanto aos perigos da devastação.



O objetivo da palestra é oferecer aos professores informações para que os temas relacionados ao meio ambiente sejam trabalhados em sala de aula. A coordenadora de Educação Ambiental da Semed, Rosilene Santana, explica que a programação faz parte da formação continuada. O objetivo é envolver os professores para que sejam discutidos em sala temas ligados ao meio ambiente.



Repercussão:

Portal da Cidade de Maceió


Nenhum comentário: