quarta-feira, 9 de junho de 2010

Oficina com professores estimula o reaproveitamento de alimentos

Foto: Mauro Fabiani

Conscientizar pais, alunos e professores quanto a importância da alimentação natural e saudável. Com esse objetivo a Coordenação de Educação Ambiental (Creamb), da secretaria municipal de Educação (Semed), realizou nesta quarta-feira (9) oficina de reaproveitamento de alimentos. A professora Eliana Gomes da Silva, da escola Marechal Floriano Peixoto, situada em Ipioca, apresentou receitas de vários produtos, como bolo feito com cascas de abacaxi e de laranja, pão de cenoura, entre outros.

Eliana explica que os casos recorrentes de crianças com doenças hídricas na escola passaram a ocupar muito do tempo dos professores, que precisavam preparar chás para combater dores abdominais, principalmente. A partir disso, passou a observar a alimentação inadequada e pobre dos alunos. Diante do quadro, começou a oferecer alimentos preparados com sobras de alimentos ou cascas de frutas e verduras.

Ela admite que a aceitação não foi a melhor logo no início. “Mas depois eles começaram a perceber o sabor agradável desses alimentos e passaram a procurar receitas e, por iniciativa própria, começaram a preparar alguns alimentos”, ressalta Eliana Gomes. Para incentivar a fabricação de produtos como cuscuz de semente de jaca, paçoca de semente de abóbora, pão de cenoura e patê de talos de verduras, entre outras receitas, a educadora tenta envolver, agora, a comunidade do entorno da escola Floriano Peixoto.

A oficina faz parte da programação referente ao Dia do meio Ambiente, comemorado no último dia 5. uma das integrantes do Creamb, Yumi Miranda, explica que decidiu organizar a oficina para envolver os professores de outras escolas da rede municipal de ensino, bem como conscientizá-los quanto a importância de aproveitar ao máximo os alimentos, o que representa o respeito ao meio ambiente e a sua preservação.

Ainda conforme declarações de Yumi, a oficina realizada hoje visa transmitir a experiência para professores de outras escolas e que estes trabalhem com os alunos. O professor da escola Paulo Bandeira, Manoel Alves, se deliciou com o pão de cenoura recheado com patê de talos de legumes. “Achei uma delícia, e acompanhado por um chá de colônia é bastante apropriado. Por mim, está aprovado e vou levar essa experiência para a escola”, garantiu Alves.

Nenhum comentário: