terça-feira, 8 de junho de 2010

Semed estimula a preservação da cultura regional das festas juninas

Foto: Emanuel Galvão


Os festejos juninos estão chegando, e a Secretaria Municipal de Educação por meio da Coordenação de Arte e Cultura, está realizando neste mês de junho o projeto Forrozando com a Educação. O evento está sendo realizado no Centro Cultural e Recreativo Sesc, no bairro do Poço, nos dias 07, 08, 09 e 10, a partir das 18h.


No dia 10 além da premiação das escolas envolvidas haverá apresentação do coco-de-roda infantil da Escola Francisco Melo, o balé da Escola Cecília Carnaúba com "Meninas Faceiras" ao som do "Esquenta Mulé", coreografia de Ana Claudia Leite e "Brava Gente" da Academia de Dança Jeane Rocha.


Serão realizadas nesse período atividades culturais, com apresentação de quadrilhas tradicionais e coco de roda dos alunos da rede municipal de ensino. Na ocasião, acontecerá o concurso de quadrilhas das escolas participante e a entrega de Troféu Mérito Cultural "Forrozando com a Educação" para personalidades de notório envolvimento com a temática.

Esse projeto além de preservar a cultura regional das festas juninas, com apresentações folclóricas tradicionais, tem como finalidade promover a interação entre alunos, professores, familiares e toda sociedade, visto que, o evento é aberto ao público.

Para Vittor Rodrigues, coordenador de Arte e Cultura, o evento vai permitir aos participantes vivenciar as culturas populares, além de estimular os alunos para a prática de atividades artísticas. “De acordo com as novas diretrizes pedagógicas e culturais da Secretaria, buscamos então resgatar o aspecto mais original do ciclo junino”, afirma.

O projeto Forrozando com a Educação vai oferecer a população durante esses três dias, uma estrutura interna com decoração, segurança e música ao vivo. É uma realização da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural e o Serviço Social do Comércio (Sesc-AL).


Nenhum comentário: