terça-feira, 1 de junho de 2010

Escolas: José Bonifácio e Eulina Alencar recebem Comissão Permanente de Acompanhamento Escolar

Fotos: Janaína Farias

Thomaz conversa com alunos na Escola Major Bonifácio


Avaliar as condições das escolas e identificar as principais necessidades com a proposta de que é possível melhorar a educação. É dialogando com os professores, funcionários e alunos que o Secretário Municipal de Educação, Thomaz Beltrão, acredita construir uma escola publica de qualidade onde todos têm direito, através da participação.


E para garantir esses direitos com participação de todos, foi formada uma comissão de acompanhamento permanente às escolas com o objetivo de discutir com a comunidade escolar ações que favoreçam o ensino e a educação. Foram visitadas as escolas José Bonifácio, em Bebedouro e Eulina Alencar, no Jacintinho e contou com a presença da diretora de Gerenciamento Escolar, Elaine Oliveira.


Em seis meses de gestão, Thomaz Beltrão já colhe bons resultados, várias escolas foram reabertas e reformadas possibilitando o acesso à educação a várias crianças, compromisso assumido por ele na gestão “A educação no município teve um salto significante nos últimos meses”, ressalta, afirmando que a Semed vem trabalhando de forma séria. “A proposta é proporcionar à rede um ensino qualidade”, diz Tomaz durante a visita.


Na luta em função de um modelo ideal de uma educação pública eficiente que combata as desigualdades educacionais no município, Thomaz lista as escolas que por falta de estrutura ou outro motivo estavam fechadas ou sem condições de funcionamento, agora estão sendo reabertas. São várias: a escola Fátima Lyra, Haroldo da Costa,Cidade Sorriso, Anexo Floriano Peixoto, Pedro Café, Luís Calheiros Junior, Nossa Senhora da Guia e anexo Claudinete Batista e outros.


Em meio a essas conquistas o secretário faz uma reflexão “Um país sem educação é um pais sem cultura. A gente precisa aprender e se qualificar para ajudar o Brasil a crescer”, argumenta diante de diretores, professores e funcionários da escola José Bonifácio, que foi a primeira escola a ser visitada nesta terça feira. Ainda na companhia de professores o secretário anunciou que esta viabilizando um projeto que pretende incluir o xadrez nas atividades escolares.


O secretario visitou a Escola Eulyna Alencar no Jacintinho


A idéia, segundo ele, é desenvolver ainda mais o raciocínio nas crianças da rede, através desta pratica. “Com isso pretendo patrocinar torneios e estimular estudantes a participar da atividade”, diz. Em seguida, o secretario visitou a escola Eulyna Alencar no Jacintinho. Lá ouviu os educadores e percorreu toda a escola verificando ponto aponto juntamente com a diretora, Marilúcia Almeida as prioridades da unidade.


Como esta escola recentemente passou por arrombamentos seguidos de roubos supostamente feitos por ex-alunos receberá o serviço de vídeo-monitoramento. Na ocasião a diretora mostrou o espaço destinado a rádio-escolar, onde os alunos são estimulados com intensidade a escrever e a ler. “Quem aprender primeiro a ler e a escrever vem pra rádio transmitir recados de interesse da própria escola. Assim incentivamos os alunos a ler e escrever mais”, afirma Marilúcia.



Repercussão:

Portal da Cidade de Maceió


Nenhum comentário: