terça-feira, 15 de junho de 2010

Escola usa teatro para ensinar cuidados com a dengue

Foto Semed



Depois de quinze dias de trabalho os estudantes da Escola Municipal Gerusa Costa, tiveram um dia inteiro de conscientização sobre os riscos da Dengue. A atividade realizada na última segunda-feira, envolveu pais, professores e a equipe técnica. Com muita criatividade, eles usaram a linguagem do teatro e dramatizaram situações explorando como prevenir, cuidar e reconhecer os sintomas da doença.

A preparação da atividade começou em sala de aula depois de um planejamento articulado pela direção e equipe. A doença foi abordada em todas as disciplinas. Os professores incentivaram os alunos a pesquisarem e debaterem. A conclusão do projeto interagiu com os pais que aprenderam a importância de proteger seus filhos dos riscos da dengue.

Além de explorar o tema de forma lúdica, a comunidade ouviu orientações de uma agente de saúde. Com a apresentação de folhetos da campanha ela alertou os pais sobre a necessidade de evitar a presença de focos do mosquito. Atualmente, o Jacintinho, é a localidade com maior incidência de casos registrados.


Segundo a diretora, Maria de Jesus Leal da Silva, o objetivo foi alcançado, pois o alunado foi formado para ser um multiplicador do conhecimento sobre a doença. "Acreditamos que o combate a dengue encontrou centenas de aliados. Os alunos demosntraram que dominam as técnicas corretas para se evitar o aparecimento do mosquito", disse elogiando o envolvimento da comunidade escolar.

Juntos professores e alunos apresentaram uma aula diferente. A interação provocou uma troca de conhecimentos e experiências. Por conta do sucesso não está descartada a possibilidade das apresentações ganharem as ruas e outras escolas. "É mais um desafio para nossa equipe. Mas conto com pessoas comprometidas com a educação e que não medem esforços para transformar e formar os futuros cidadãos", concluiu Marial.

Nenhum comentário: