segunda-feira, 14 de junho de 2010

Escola Floriano Peixoto realiza 1ª Mostra de Cultura Corporal

Foto: Janaína Farias

As crianças cantam e dançam a música "Pra Frente Brasil"

Coco de roda, forró, quadrilha, ginástica olímpica e danças de ritmos variados foram as atrações da 1ª Mostra de Cultura Corporal da Escola Municipal Floriano Peixoto, nesta segunda, em Ipioca. O projeto “O corpo em movimento” contou com a participação de alunos do 2º e do 5º ano e abordou o movimento corporal enquanto objeto de estudo da disciplina de educação física..


Os alunos fizeram apresentações baseadas em danças e músicas nordestinas tradicionais como o coco, cantigas de roda, forró, quadrilha. A Copa do Mundo também foi lembrada, as crianças cantaram e dançaram a música “Pra Frente Brasil” em homenagem aos jogos da Copa. A grande atração da noite foi a ginástica olímpica do Colégio Batista Alagoano onde mostrou aos alunos outra modalidade de movimento.


Grupo de ginástica olímpica do Colégio Bastista Alagoano

Os estudantes aprenderam que a disciplina educação física é muito mais do que práticas esportivas e atividades de cuidados com a saúde. A Professora da disciplina, Bárbara Kelly, explica que dentro da cultura corporal a educação física contempla conteúdo relacionado não apenas ao esporte mais também aos jogos as danças, as lutas.


A diretora da escola Taciana Sandes, comentou a importância de trabalhar a cultura corporal na escola ressaltando o resgate das tradições e a auto-estima dos alunos, “o projeto foi desenvolvido com a intenção de preservar e resgatar a cultura. A dança, a cultura está em cada um de nós, está em cada um dos alunos”, assegura.



Dança do Coco; cultura transmitida e preservada até os dias atuais


Ela explica que baseados nos conhecimentos contemplados pela educação física as atividades corporais foram construídas ao longo do tempo com resposta a determinadas estímulos e desafios. “Esse conhecimento é transmitido de geração a geração cabe a nós preservá-lo”.


Os movimentos, os ritmos diferenciados, os jogos, a dança e a ginástica foram trabalhadas no 1º semestre com os alunos. “As crianças aprenderam a socializar o conhecimento sobre a cultura do movimento do corpo em vários aspectos: integração, cidadania e autonomia”, diz a professora Moadja.


Cantigas de rodas apresentadas pelas as crianças do 3ºano.

Ingride Beatriz Conceição Tavares, aluna do 4º diz entender que a apresentação de sua equipe sobre a Copa do Mundo tem haver com o movimento que caracteriza o futebol. A professora Barbara Kelly salienta que a turma escolheu uma música para apresentação e sobre sua orientação criaram a coreografia e o movimento. A turma apresentou e cantou a música pra “Frente Brasil”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns!
Importante que ñ fique só como projeto e sim que seja implantado no cotidiano escolar.