quinta-feira, 10 de junho de 2010

Semed dá cartão vermelho ao trabalho infantil

Fotos: Mauro Fabiani



O dia “D” de combate ao trabalho infantil foi marcado por caminhada na orla de Maceió. Centenas de crianças de escolas municipais, segurando faixas e cartazes com mensagens contra a exploração do trabalho infantil alertaram a sociedade quanto a importância da campanha. Na oportunidade foram premiados os primeiros lugares do concurso de redação promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com a Semed. Três alunos da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, localizada em Cruz das Almas foram os vencedores.


Participaram do evento a Diretora de Gerenciamento Escolar da Semed, Elaine Oliveira , o secretário de Assistência Social, Francisco Araújo, diretores e coordenadores das duas secretarias. A Lei 5.840/2009 sancionada no ano passado pelo o prefeito de Maceió estabelece o dia 12 de junho como o Dia Municipal de Combate ao Trabalho Infantil. Elaine Oliveira, destacou a iniciativa do MPT, ao mesmo tempo enfatizou que a Semed vêm desenvolvendo ações de combate ao trabalho infantil em programas como o Mais Educação que oferece educação em tempo integral, entre outras ações.



Para ela, esse momento é muito importante, pois representa a vontade da sociedade civil organizada em dizer “NÃO” ao trabalho infantil. “É preciso intensificar as ações. Formar e informar, sensibilizar representantes públicos e a sociedade em geral, no sentido de procurar proteger as crianças”, argumentou destacando o pioneirismo da parceria entre Semed e MPT.


A procuradora do Trabalho e coordenadora da campanha, Rosemeire Lôbo disse que assim como o Estado, a família também é responsável pela erradicação do trabalho infantil. “O Estado, sozinho, não consegue fazer muita coisa é preciso a participação das famílias”, diz. A procuradora acredita que só através da educação em tempo integral, atividades esportivas e de lazer poderá contribuir para erradicação do trabalho infantil sendo a escola o elemento central para conscientizar, pais, alunos, professores e comunidade.



Cincos escolas municipais participaram do projeto MPT nas escolas: Audival Amélio, Sagrado Coração de Jesus, Hebert de Souza, Caic Francisco de Melo e Cícera Lucimar. Segundo a coordenadora do projeto na Semed, Rosilene Ferreira, assistentes sociais e coordenadores participam quinzenalmente de formação. Ela explica ainda, que essas cinco escolas foram escolhidas pela questão da vulnerabilidade do trabalho de crianças na região. “As escolas e órgãos públicos devem dar as mãos em prol do combate ao trabalho infantil”diz.


Vencedores



A grande vencedora do concurso foi a aluna do 4º ano, Wanessa Esther Inácio dos Santos Lima, de 10 anos. Ela recebeu um notebook mais uma mochila como prêmio principal. O segundo colocado foi Ezequiel Lima da Silva, 8 anos, aluno do 4º ano. Ele ganhou um MP4 e uma coleção de livros. O terceiro foi Allan Jonas Ângelo da Rocha, de 8 anos. O prêmio foi uma coleção de livros. Como prêmio de participação o estudante, Miqueias Álvaro de Oliveira Silva, aluno da escola Cícera Lucimar levou uma coleção livros.


A mãe da vencedora no concurso de redação, Vera Lúcia Inácio dos Santos Lima, disse estar muito emocionada e ressalta o esforço da filha nos estudos. “Ela é uma menina muito dedicada e inteligente”. Wanessa Esther, a primeira colocada fala de sua felicidade ao ganhar prêmio e ressalta, "O que mais vou fazer de agora por diante é estudar". A menina deixa um recado para a sociedade. “Vamos denunciar o trabalho infantil”, diz.



Repercussão:

Portal de Maceió

Qualquer instante


Nenhum comentário: