terça-feira, 1 de junho de 2010

Biodança: uma proposta de educação afetiva

Foto: Adriana Cirqueira



Buscar uma educação humanizadora e criativa e alcançar o equilíbrio através de vivências induzidas pela dança. Estes são os principais objetivos da biodança, atividade recém-implantada na rede municipal de ensino. A iniciativa, como proposta pedagógica para formação continuada, é pioneira no Brasil e no mundo. O grupo, que se reúne quinzenalmente, tem como facilitadora a técnica pedagógica Fabricia Correia de Oliveira.

A biodança contribui para o crescimento pessoal e profissional, fortalecendo o individuo e o grupo. A formação continuada da Semed visa a Educação Biocêntrica, que prioriza a vida buscando o estabelecimento de uma identidade afetivamente saudável na educação. "É preciso trabalhar o ser humano estabelecendo o equilíbrio entre o emocional e o racional, pois aqueles que se comprometem consigo mesmo no processo de transformação pessoal, desempenham melhor suas atividades pessoais como pessoas plenas", esclarece a facilitadora.

Criada por antropólogo e psicólogo chileno Rolando Toro Araneda, a biodança é dividida em cinco linhas: a vitalidade, a sexualidade, a criatividade, a afetividade e a transcendência. No grupo da Semed a linha trabalhada é a afetividade, tratada de forma a facilitar a obtenção da nutrição emocional advinda da expressão afetiva espontânea, centradas no olhar e no toque. integração com o outro e com o mundo que o cerca.

O grupo está se articulando para participar do I Congresso Internacional de Educação Biocêntrica que será realizado entre os dias 2 a 5 de setembro de 2010, na Universidade Federal da Paraíba. Além da presença de Rolando Toro criador da teoria da Educação Biocêntrica e do sistema Biodança , o congresso contará com a presença de representantes da França, Chile, Itália entre outros.





Nenhum comentário: