segunda-feira, 31 de maio de 2010

Secretário intensifica diálogo com escolas


Foto: Janaína Farias


Visitar as escolas, dialogar com diretores, professores e funcionários, conhecer as dificuldades e propor melhorias. Tem sido assim as visitas do Secretário Municipal de Educação, Thomaz Beltrão, às escolas. Toda a semana ele visita pelo menos duas unidades. A proposta é intensificar o dialogo com a comunidade escolar e assegurar o compromisso da Semed com a educação pública. Desta vez, a visita ocorreu em três unidades, nesta segunda feira.


A Semana iniciou com visitas nas escolas de ensino fundamental, Almeida Leite- Ponta Grossa, Pio X e Tereza de Jesus, ambas no Prado. “Estamos indo toda a semana as escolas. Hoje excepcionalmente visitamos três. Queremos ouvir dos próprios servidores suas reivindicações. Conhecer de perto a estrutura física e as acomodações. O propósito é estreitar a relação da Semed com as escolas, e perceber in loco as dificuldades. O outro objetivo é de garantir as escolas uma melhor estrutura com a chegada do inverno”, diz o secretário.


A visita foi acompanhada pela Diretora do Gerenciamento Escolar, Elaine Oliveira e pela coordenadora do Departamento de Educação Infantil, Girlene Lázaro, que puderam esclarecer dúvidas e enfatizar as ações que a secretaria vem desenvolvendo em prol da educação, além de reafirmar o apoio na construção de uma educação pública de qualidade para os alunos da rede e afirma, “Queremos transformar todas as escolas em escola da infância”, ressalta Elaine Oliveira.


As reivindicações da comunidade escolar, na escola Almeida Leite, apontam a ampliação física como prioridade. Os funcionários pedem a desapropriação de uma vila que fica próxima a escola. Além disso, reivindicaram ainda a instalação da rede lógica dos computadores. Quanto a isso, Thomaz afirmou que será formada uma equipe com o intuito de prestar esse serviço às unidades. Em seguida o secretário aproveitou para observar as instalações da escola e conversar com professores e alunos.


Na escola Tereza de Jesus a expectativa é voltada para a construção de uma cobertura no pátio, segundo a diretora, Andréia Pimentel, o espaço é destinado à prática de educação física e apresentações de projetos pedagógicos, só que ele não possui proteção. “Seria de bom tamanho a construção de uma coberta”, argumenta. Como o prédio é alugado os investimentos nesses imóveis são limitados, para Thomaz uma alternativa seria “a possibilidade da construção da coberta ser descontada no aluguel”, diz . A escola passou recentemente por reparos e só daqui a três poderá ser feito outro investimento.


Já o diretor da escola Pio X, Ricardo Oliveira de Lima, durante a visita pediu melhoria na estrutura física para a tuma do 1º ano instalada na unidade. A coordenadora de Gerenciamento Escolar, Elaine Oliveira, garantiu que iria tomar providência e que no mais breve possível a situação estaria resolvida. Ela afirmou ainda que existe a possibilidade desses alunos serem transferidos para a escola Tereza Cristina que fica bem próxima a essa unidade.” Vamos fazer o levantamento, acredito que dentro de uma semana traremos soluções”, diz.

Nenhum comentário: