quarta-feira, 12 de maio de 2010

Semed cria Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual na Escola

A secretaria municipal de Educação (Semed) passa a integrar a rede de orientação do Ministério da Educação sobre o combate à homofobia nas escolas. Portaria assinada pelo secretário Thomaz Beltrão e publicada no Diário Oficial (DO) desta quarta-feira (12) institui o Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual na Escola. A nova unidade da estrutura da Semed faz parte da Diretoria Geral de Ensino (Digen).

A coordenadora do núcleo, Ana Cláudia Laurindo, explica que o objetivo do núcleo é combater diretamente todas as formas de homofobia no ambiente escolar da rede municipal de ensino. “A partir dessa portaria a temática sexual ganha nova dimensão. Isso porque a questão já era debatida pelo Neder (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Diversidade Étnico-Racial), apesar de ser um setor voltado mais fortemente para a questão racial”, explica Ana Cláudia.

Ainda conforme explicações da coordenadora, o núcleo vai trabalhar, inicialmente, na sensibilização para o problema. Além disso, a temática será inserida nas atividades de formação continuada da Semed. “Vamos formar parcerias, a exemplo da Semdisc [secretaria municipal de Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania] para identificar casos específicos nas escolas e, em caso de necessidade, vamos prestar a assistência adequada”, acrescenta Ana Cláudia.

O Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual na Escola irá contribuir com o referendo que está sendo feito pelo Conselho Municipal de Educação (Comed) à resolução do Conselho Estadual de Educação, através do qual fica permitida utilização dos nomes sociais dos homossexuais, lésbicas e transgêneros na lista de presença em sala de aula.

Apesar de ter sido criado hoje, através da portaria que o instituiu, o núcleo já tem atividades programadas. “Como primeira ação do núcleo, iremos participar da audiência pública na Câmara Municipal de Maceió, no próximo dia 26, quando será discutida essa temática e no dia 28, o seminário ‘Homofobia na Escola’, no auditório da Casa da Indústria, a partir das 8h30”, informa Ana Cláudia Laurindo.

Nenhum comentário: