segunda-feira, 24 de maio de 2010

Escola receberá ações conjuntas de secretarias municipais

Foto Diogo Brandão





As demandas apresentadas pela comunidade da Escola Municipal Claudinete Batista, referentes às políticas públicas, como emissão de documentos para os alunos e inclusão nos programas sociais do governo federal, foram tema de reunião entre representantes da secretarias municipais de Educação, Saúde (SMS) e Assistência Social (Semas), na sede da Semed, nesta segunda-feira, 24. o encontro foi motivado por uma audiência do Ministério Público (MP) e provocada pela comunidade.


A escola Claudinete Batista fica localizada no bairro do Trapiche e teve a sua capacidade ampliada, com a aquisição de um prédio, com recursos próprios do município, na ordem de R$ 220 mil. “Eram recursos que estavam, inclusive, bloqueados por não terem sido aplicados em tempo hábil. A escola necessitava de ampliação e isso foi feito pelo município. Agora, estamos estudando a implantação de políticas públicas que favoreçam à comunidade, motivo pelo qual reunimos as secretarias envolvidas na questão”, explica Elaine Oliveira, diretora de Gerenciamento Escolar da Semed.


O trabalho conjunto das secretarias também tem o objetivo de identificar um problema já constatado pela direção da escola: o alto índice de evasão escolar. De acordo com Elaine, ao tempo em que esse trabalho estiver sendo executado, profissionais da Semed, Semas e SMS vão desenvolver ações para manter os alunos na sala de aula. A escola Claudinete Batista atende a 240 alunos da educação infantil ao 1º ano, mas será ampliada para atender a outros 400.


A execução dos trabalhos na escola deverá ser feita de forma permanente a partir de agora. Para isso, serão destinados psicólogos e assistentes sociais. “De forma resumida, podemos afirmar que o trabalho a ser desenvolvido na unidade de ensino será executado de maneira paralela ao da Semed”, acrescenta Elaine Oliveira. Ela acrescenta que o trabalho sofreu descontinuidade devido às mudanças constantes pelas quais passaram a Semas.


Nenhum comentário: