quinta-feira, 6 de maio de 2010

Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro"/ Inscrições abertas

foto: Janaina Farias

Melhorar o ensino, a leitura e a escrita. Estimular o aluno a ler mais e escrever melhor é o que pretende a Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa que está com inscrições abertas para educadores até o dia 14 de maio. Nesta quinta, (5), professores da rede municipal conheceram o regulamento para participar do evento. A adesão da Semed ao concurso é pré-requisito para as realizações das inscrições do professor, por exemplo.

Isso por que para participar da olimpíada, o primeiro passo seria adesão da rede ao concurso, em seguida a possibilidade da inscrição do professor. Os professores devem estar lecionando, e os alunos devidamente matriculados, seja na rede de educação municipal quanto na estadual. Informações e inscrições pelo site www.cenpec.org.br.

Estudantes do 5 ºao 9º ano orientado pelo professor deve escrever um texto manuscrito cujo tema “ O lugar onde vivo” precisa ser de autoria exclusiva do aluno. O concurso visa avaliar o aluno em categorias e anos escolares nesses respectivos seguimentos: poema, memória, crônica e artigo de opinião.

Alunos das 5 º e 6º anos (4ª e 5 ª séries) concorrem a categoria poema. 7º e 8º anos (6ª e 7ª séries) na categoria memórias, já os alunos do 9º ano (8ª série) do ensino fundamental, e 1ª ano do ensino médio abordará a categoria crônica e por fim a categoria artigo de opinião ficará por parte dos alunos 2º e 3º anos do ensino médio.

A Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa que tem como slogan Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social com a Coordenação Técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Tanto aluno quanto professores vencedores serão premiados. Na seleção nacional prevista pra novembro serão escolhidos 20 textos- cinco por categoria. Para esse ano, uma novidade a participação de alunos matriculados no 9º ano (8ª série) do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio de escolas publicas.

O Coordenador da Olimpíada no Município, Paulo Roberto ressaltou a importância do evento “O melhor da olimpíada não é o concurso em si, mas a aprendizagem que irá possibilitar ao aluno em relação à leitura e a escrita”,destaca, resumindo com a frase “A leitura é à base de tudo”, conclui. Na proxima semana, a Semed inicia a formação de professores que vão participar da olimpíada. O treinamento será dado por categoria escolhida.







Nenhum comentário: