quarta-feira, 5 de maio de 2010

5ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente recebe inscrições

Foto Janaína Farias


Estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de educação poderão participar da 5ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente. A informação é do Coordenador Regional do Nordeste da 5ª Olimpíada, Marcos André Vannier, que esteve na Semed, nesta quinta (29) divulgando a proposta do evento.


Na oportunidade, diretores, coordenadores e professores participaram de palestra sobre "Parasitismo e Humanidade", proferida por vannier, que é Doutor em Ciência. Ele fez uma abordagem relacionando microorganismos e os seres humanos. Em seguida, a prioridade foi dar prosseguimento à apresentação do concurso Nacional sobre saúde e meio ambiente. Onde foi ressaltado sua importância e regulamento.

A 5ª olimpíada pretende formar cidadãos conscientes capazes de refletir sobre as condições ambientais e de saúde no país. Serão três modalidades de trabalho: produção audiovisual, textos e projeto de ciências. Para a coordenadora interina do Centro de Referência em Educação Ambiental (Creamb), Yumi Miranda, a olimpíada vai incentivar a participação de alunos e escolas em desenvolvimento de projetos ligados a essa temática.

“Numa época em que é alta a incidência de doenças como a dengue, por exemplo, o aluno poderá desenvolver trabalho que ajude a comunidade a se conscientizar sobre ela.”, justifica. O caminho é esse, segundo Secretária da Olimpíada, Ana Lúcia. “A proposta é valorizar o trabalho em sala de aula, incentivar a pesquisa e promover a interdisciplinaridade”, relata.

Ela explica que a participação do professor é fundamental na Olimpíada, isso por que é ele quem vai mobilizar a escola e o aluno para produzir o projeto. Alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares também poderão participar. “Vão viajar os primeiros lugares. A grande final será em setembro. Os vencedores receberão além de certificado, medalhas como premiação”, diz, Ana Lúcia.

O formulário de inscrição está disponível na internet pelo site www.olimpiada.fiocruz.br. As inscrições poderão ser feitas até o dia 31 de maio. Cada professor pode inscrever até cinco trabalhos por escola. Os trabalhos devem ser enviados pelo correio para a coordenação regional de cada estado. A postagem deve ser feita até o dia 7 de julho.

-Inscrições - até 31 de maio de 2010
- Postagem nos Correios - até 07 de junho de 2010
- Etapa Regional - 28 de junho a 02 de julho de 2010
- Etapa Nacional - 20 de setembro de 2010
- Premiação Nacional - 21 de setembro de 2010


Nenhum comentário: