sexta-feira, 21 de maio de 2010

Semed esclarece servidores sobre Censo Escolar

Foto Mauro Fabiani


O censo escolar da rede pública de ensino da capital terá início na quarta-feira da próxima semana, dia 26. A fim de deixar o pessoal administrativo das escolas informado quanto ao procedimento para preenchimento das informações concernentes ao censo, o departamento de Dados e Informações da secretaria municipal de Educação (Semed) realizou treinamento, nesta sexta-feira (21), com os servidores de apoio administrativo das escolas.


A coordenadora do departamento, Márcia Amaral, explicou que o censo escolar é uma exigência do Ministério da Educação (MEC) e faz parte do conjunto de informações utilizadas pelo governo federal para definir uma série de encaminhamentos necessários para a manutenção da escola, a exemplo do repasse do caixa escolar, entre outros. Para isso, cada professor precisa ter as informações referentes aos alunos para repassar ao MEC.


Todo o trabalho será informatizado. O MEC disponibilizou um endereço eletrônico especificamente para a realização do censo. “Esse trabalho começa no dia 26 desse mês de maio e vai até as 20h do dia 31 de agosto. Depois disso, o sistema fecha e a escola não pode perder esse prazo”, alerta Márcia Amaral. Apesar disso, o sistema ainda abrirá por 30 dias, a partir de setembro, para que sejam feitos ajustes e correções passadas no período atual.


O treinamento realizado na Semed teve como público-alvo os secretários escolares, apoio administrativo e diretores das escolas. Concluída a etapa atual será a vez das escolas informarem ao governo federal o resultado dos alunos. Em fevereiro, todas as unidades da rede oficial de ensino precisam repassar para o MEC informações sobre aprovação ou não dos alunos e outras constatações que forem feitas durante o ano escolar.



Repercussão:


Portal de Maceió



Nenhum comentário: