Foto: Marcos Rodrigues
O uso do livro e as práticas literárias como ferramenta na educação infantil foram discutidos na Secretaria Municipal de Educação (Semed). A professora e doutora Maria Alexandre, autora do livro Leitura Prazer, realizou palestra e apresentou suas experiências com o tema. O objetivo foi incentivar os professores da rede pública de ensino a utilizar a literatura de forma transversal, ultrapassando os limites da didática. O livro é tema da tese de mestrado da pedagoga, feita para a Universidade de São Paulo (USP), há 14 anos. A atividade foi articulada pelo Departamento de Ensino Fundamental.
De acordo com Maria Alexandre, o trabalho é fruto de uma pesquisa de campo, realizada em escolas públicas estaduais e municipais, além de unidades da rede particular de ensino no Estado de São Paulo. Nela, a autora conseguiu constatar o interesse dos alunos pela literatura. “É importante comprovar, ainda, que o grande incentivador é o professor, em sala de aula”, afirma ela.
Além disso, a autora alerta para a importância da construção de salas de leitura, as quais funcionam como importantes instrumentos de incentivo à leitura por parte dos alunos. “E mais: a escola pública é o caminho para uma educação mais cidadã”, avalia a professora Maria Alexandre. Ela também proferiu palestra para os alunos da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), a qual conta com vários professores da rede de ensino do município fazendo cursos de graduação.
A professora Rosilene Ferreira dos Santos, do departamento de Ensino Fundamental da Semed e coordenadora da programação, explica que as cobranças dos professores da rede municipal de ensino quanto ao estímulo para a literatura foi o que motivou o convite à professora Maria Alexandre."Isso porque a rede tem investido na aquisição de livros e na construção de salas de leitura. Além disso, a Semed está com duas turmas de formação específica
O tema atraiu dezenas de professores que já contam com a leitura como ferramenta em sala de aula. Em várias escolas municipais o trabalho de incentivo a leitura tem despertado nos estudantes o interesse em ampliar a interação com os personagens. O dinamismo de algus orientadores tem incentivado a produção de peças teatrais o que costuma envolver ainda mais a comunidade escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário