segunda-feira, 17 de maio de 2010

Famílias expõem produção do Escola Aberta na Jayme de Altavila

Foto Marcos Rodrigues



Paz e a aquisição de uma renda extra são as principais conquistas das famílias que integram o Programa Escola Aberta, na Escola Municipal Jayme de Altavila, no bairro da Santa Lúcia. No último final de semana pais, estudantes, professores e orientadores se reuniram para a apresentação dos produtos elaborados nas oficinas artesanais e incentivados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).


Desde que teve início, em 2008, o interesse das famílias só tem aumentado. Atualmente pouco mais de 250 pessoas são beneficiadas com o aprendizado que envolve a confecção de peças bordadas, emborrachadas, pintura, bisquit, bijouterias, costura, pufs, manicure e pedicure.


Para comemorar o crescimento da produção foi organizado um ato religioso que provocou a reflexão dos participantes sobre como o empenho e a fé demonstrada por eles transformou a escola. Um dos pontos mais importantes envolve o fim dos arrombamentos e invasões ao prédio. Há dois anos que não são registrados incidentes, desde que a comunidade passou a se envolver com o aprendizado de ofícios.


Quem atesta a mudança de comportamento e o crescimento pessoal das famílias é a diretora Fátima Ferreira. Responsável pela articulação do projeto, ela administra a unidade que conta com 1.619 estudantes nos três turnos. “Não temos mais problemas como arrombamentos. Felizmente eles pararam. Já quanto ao projeto o melhor tem sido o resultado posterior. Existem pessoas que têm obtido uma renda extra graças ao que aprenderam aqui”, destacou a diretora.


Segundo a coordenadora do Escola Aberta, na escola, a agente comunitária Solange Lima Oliveira, a escolha das atividades levam em conta a realidade das famílias e a consequente assimilação do conteúdo. Os encontros acontecem uma vez por mês durante os finais de semana.


O comando das tarefas fica por conta dos oficineiros que têm a missão de ensinar como confeccionar os artigos. "Todos aprendem a fazer artigos com qualidade que possam agregar valor para garantir a comercialização. Somente assim é possível garantir mais uma renda para a casa", acrescentou Solange.

Nenhum comentário: