A dedicação e o desejo dos professores de mudarem a realidade do ensino na Escola Municipal Natalina Costa, no Tabuleiro do Martins tem feito a diferença para as crianças da comunidade. Utilizando recursos de modo planejado, do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), os primeiros resultados colocam a unidade como um dos destaques da estrutura da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Na escola, o aprimoramento pedagógico tem motivado a equipe a continuar avançando. Quem garante é a professora e coordenadora Soraia Peixoto, responsável pela aplicação dos recursos. Segundo explicou, a metodologia de planejamento estratégico do PDE é o que tem proporcionado uma nova dinâmica na elaboração de metas e ações desenvolvidas.
“A sistematização do PDE enquanto planejamento vem favorecendo o diagnóstico e a definição de metas visando o processo ensino aprendizagem. Percebemos que não poderíamos aplicar os recursos sem que houvesse uma grande discussão com todos aqueles que fazem a escola: pais, professores, alunos e funcionários. Sentamos várias vezes e percebemos o quanto era gritante a necessidade de trabalharmos a Matemática em nossa escola”, disse Soraia.
Os recursos foram investidos para ações de aquisição de jogos pedagógicos, gincanas de matemática entre as turmas, aquisição de equipamentos eletrônicos, projetos nas áreas de língua portuguesa e matemática e aquisição de mobiliários. Além do desenvolvimento de projetos para o resgate das músicas infantis, fortalecimento da gestão escolar com a participação da comunidade em cursos, parceria com os professores da Universidade Federal de Alagoas, com o posto de saúde da comunidade, palestras com assistentes sociais, reuniões com os pais, torneios esportivos e ações de promoção a saúde.
A vice-diretora Lucineide Ferreira lembrou que o objetivo é envolver o Conselho Escolar em iniciativas que busquem o sucesso e a permanência do aluno na escola. Os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Inep do Ministério da Educação, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb da Escola Natalina Costa em 2005, foi 2,3 e de 2007 3,8. Eles revelam que a escola conseguiu superar a projeção de 2009 que seria de 3,2 e bater a projeção de 3,8 para 2011.
O Ideb é o indicador que mede o desempenho do estudante em avaliações e em taxas de aprovação. É a partir da análise dos indicadores do Ideb que o MEC oferece apoio técnico ou financeiro aos municípios com índices insuficientes de qualidade de ensino.
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