sexta-feira, 7 de maio de 2010

Escolas recebem verbas do Programa Mais Educação

Foto: Adriana Cirqueira


As escolas que aderiam ao Programa Mais Educação para o ano de 2010, vão receber, ainda este mês, as verbas federais referentes ao período. A informação foi confirmada pela coordenadora do programa em Maceió, Edleuza Maciel, na manhã desta sexta-feira (7), na Secretaria Municipal de Educação (Semed), durante o IV Encontro com diretores, professores comunitários e monitores do programa. Segundo Edleuza, as escolas participantes do programa nos períodos anteriores, ainda recebem quatro parcelas adicionais dos recursos para complementação em 2010, desde que prestem contas e se recadastrem em tempo hábil.

Durante o encontro, Edleuza ressaltou a importância da contrapartida no convênio MEC/PMM/Semed para o Programa Mais Educação: “É louvável a Semed estar cumprindo com a contrapartida, que é a concessão de 20 h/a para os professores da própria escola. Em horário oposto, eles exercem a função de professor comunitário, coordenando as ações do programa e fazendo a articulação dos trabalhos dos monitores, interligando o fazer pedagógico da sala de aula e a comunidade”, explica.

O tema do encontro foi “A educação Integral em debate”, apresentado pela mestra em educação e técnica do programa, Thatyana Silva, que também mediou o debate e o grupo de estudo. A palestra que trouxe o histórico da educação integral no Brasil e no mundo, a LDB e o que ela assegura a respeito do tema e os objetivos e princípios do Programa Mais Educação – sua proposta atual e contemporânea de educação integral. O grupo de estudo serviu para a compreensão da importância da implementação da educação integral como política pública.

Thacyane frisou que de 1930 até a efetivação do programa, as ações referentes à educação integral eram efetuadas através de projetos passageiros, ligados a um ou outro programa de governo, não sendo algo permanente. O modelo atual veio para implementar uma política pública cidadã em que se faça a articulação dos saberes científicos sistematizados na sala de aula com os saberes da comunidade local onde a escola está situada.

O programa está em constante ampliação na rede municipal de ensino. Na próxima segunda-feira (10), será a vez da Escola Municipal Nosso Lar I. O lançamento do programa contará com uma vasta programação lúdica e cultural durante todo o dia, com ações conjuntas do Programa Mais Educação e do Escola Aberta.

Nenhum comentário: