quarta-feira, 26 de maio de 2010

Secretário de Educação recebe Prêmio Renildo de Direitos Humanos

Foto: Fabiana Santos



Ações de promoção de inclusão social, respeito a diversidade sexual e étnica desenvolvidas na Secretaria Municipal de Educação (Semed) resultaram no reconhecimento público do secretário Thomaz Beltrão. Ele foi agraciado esta semana, no hotel Verdes Mares, com o prêmio de Direitos Humanos Renildo dos Santos. A honraria é concedida pelo Grupo Gay de Alagoas (GGAL) a pessoas engajadas na luta em defesas de direitos humanos e cidadania.

Participaram da solenidade várias autoridades e representantes de ONGs LGBTs e outros 13 homenageados. A entrega do prêmio foi feita pelo artista plástico, Persilvado Figueirôa, pioneiro em exposição de trabalhos voltados para a homoafetividade.

O Promotor de Justiça, Flávio Gomes, um dos homenageados, iniciou o discurso afirmando que a Alagoas é um dos Estados do país que mais mata homossexual. O promotor parabenizou o apoio da Secretaria Municipal de Educação no combate a homofobia e ao mesmo tempo pediu que se fizesse mais pela causa. “É de fundamental importância a participação da educação, mas é preciso que se faça mais”. Diz o promotor afirmando que só através da educação é que a realidade poderá ser modificada.

Segundo o Secretário de Educação, Thomaz Beltrão, a construção do Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual na Escola é o primeiro passo que a Semed está dando para discutir e inserir o processo de forma consciente e planejada na escola. “A escola é extrato da diversidade social que está inserida na microregião. Vamos procurar debater a questão com adolescentes sobre a opção sexual na sala de aula, por exemplo”. Para o secretário, todos os homosexuais, portanto devem ser acolhidos e tratados com respeito.

A coordenadora do Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual na Escola, Ana Clara Laurindo, explicou que a Semed esta trabalhando o assunto na formação continuada de educadores, para isso ela destaca, que professores e diretores estão sendo sensibilizados com o objetivo de combater a homofobia nas escolas. Ana Clara enfatiza, ainda, a importância do núcleo no combate ao preconceito no ambiente escolar. “O preconceito muitas vezes desencadeia a evasão escolar. Vamos trabalhar para combater todas as formas de homofobia na escola”, relata.

Está é a nona edição do prêmio Renildo dos santos, que desde 2001 por meio do Grupo Gay de Alagoas vem homenageado personalidades que implementam ações ligadas em defesa dos direitos humanos. Renildo dos Santos atuou como vereador na cidade de Coqueiro Seco e foi barbaramente assassinado em 1993. O ex-vereador após ter declarado sua opção sexual foi perseguido, torturado e assassinado, por isso o motivo da homenagem, que tem como principal foco permanecer viva a memoraria de Renildo.

Nenhum comentário: