terça-feira, 4 de maio de 2010

A Guarda faz Escola leva alegria a estudantes no Jacintinho

Fotos: Marcos Rodrigues


A Escola Municipal Gerusa Costa Lima, localizada no bairro do Jacintinho, recebeu nesta terça-feira (4) o projeto A Guarda Faz Escola, realizado pela Guarda Civil Municipal para tratar temas transversais de interesse do ambiente escolar. De acordo com a diretora da unidade de ensino, Maria de Jesus Leal, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce são questões que necessitam de debates constantes no ambiente escolar.

Diante disso, Maria de Jesus defende que o projeto discuta esses temas com os alunos, através de palestras e atividades lúdicas. Nesse contexto, a escola desenvolve o projeto Balde e Lata, no qual os alunos confeccionam instrumentos musicais com material não convencional e reciclável. “Esse tipo de atividade contribui para integrar os alunos e alerta-los para questões sociais importantes, como a gravidez precoce”, afirma a diretora da escola.


A escola Gerusa Costa também recebeu a biblioteca móvel da Guarda Municipal. O secretário municipal Direitos Humanos, Segurança Comunitária e Cidadania, Pedro Montenegro, explicou que a biblioteca móvel da Guarda Municipal irá visitar todas as escolas públicas da capital, tanto as do município quanto do Estado. “Nossa pretensão é deixá-la durante três dias à disposição de cada unidade de ensino. Com isso, estaremos contribuindo para o estímulo à leitura”, explicou Montenegro.




Durante a atividade as crianças tiveram a chance de interagir com adolescentes que integram a Organização Não-Governamental - Sua Magestade o Circo. Com mágicas, malabares e muita música os alunos soltaram o sorriso. Em pouco tempo o pátio da unidade se transformou num grande picadeiro.


O projeto irá pernecer na unidade escolar por três dias. Nesse período as crianças se envolverão em atividades artísticas e esportivas. As oficinas serão ministradas por guardas municipais que se integraram a atividade por incentivo do secretário Pedro Montenegro. Por onde tem passado a equipe tem deixado uma semente de arte e esperança entre os estudantes.



Outro ponto positivo do trabalho é integração entre alunos e professores. Por mais de três horas eles puderam ficar mais próximos e se divertiram juntos. Em vários momentos os mestres entraram no clima das brincadeiras e se contagiaram com o aspecto lúdico da iniciativa.



Nenhum comentário: