segunda-feira, 24 de maio de 2010

MPT e Semed juntos no combate ao trabalho infantil; dia D da campanha 10 de junho

foto: Janaina Farias



A Secretaria Municipal de Educação (Semed) é parceira do Ministério Público do Trabalho (MPT) na campanha de Combate ao Trabalho Infantil. Para isso, a Semed e o MPT estão usando medidas educativas simples, mas que fazem toda diferença, incentivando na sala de aula discussões sobre o universo do assunto numa proposta que envolve professores, pais e alunos. A campanha é de iniciativa do MPT e visa sensibilizar a sociedade quanto a exploração do trabalho infantil.


Uma das medidas que estão sendo usadas para provocar o debate entre os pais e a escola é o concurso de redação para estudantes do ensino fundamental que tem como tema “Combate ao Trabalho infantil”. Apenas alunos de escolas que aderiram ao “Projeto MPT nas escolas” podem participar. O Secretário, Thomaz Beltrão, considera importante a campanha e chama atenção da sociedade sobre os males causados pelo trabalho precoce em crianças e adolescentes.


Em novembro do ano passado, o prefeito Cícero Almeida, sancionou a Lei de Nº 5.840/2009 que institui o dia 12 de junho como Dia Municipal de Combate ao Trabalho Infantil. A redação do texto enfatiza que a data deverá ser inserida no calendário escolar da rede municipal. No entanto este é o primeiro ano que Maceió vai comemorar a data, depois que a lei foi aprovada. Para Thomaz é de extrema importância o tema ser trabalhado em atividades escolares.


De acordo com Simoneide Araújo, Assessora de Comunicação do Ministério Público do Trabalho de Alagoas, o dia alusivo de combate ao trabalho infantil é o dia 12 de junho, porém, exclusivamente esse ano em virtude da realização da Copa do Mundo cuja abertura oficial é 11 de junho, as atividades serão desenvolvidas no dia 10, para que não possa prejudicar o objetivo da campanha.


Portanto no dia 10 de junho, dia D da campanha, neste ano, serão realizadas várias atividades como caminhada, apresentações artísticas de crianças do Peti, além da entrega dos prêmios para os vencedores do concurso de redação. O primeiro colocado receberá um notebook, o segundo, um MP4 e uma coleção de livros, e o terceiro uma coleção de livros.


Os estudantes das unidades municipais que fazem parte do projeto MPT nas escolas receberão camisas com o emblema da campanha. Assessora ressalta que a escola do 1º colocado vai receber R$ 1.000 (mil reais) para compras de livros. A concentração para a caminhada será às 15h, no Alagoinhas com destino a praça multieventos. O Secretário de Educação, Thomaz Beltrão e assessora convidam toda a sociedade a integrar à campanha no combate a exploração do trabalho infantil.

Nenhum comentário: