quinta-feira, 13 de maio de 2010

Escola Marcos Soriano discute Educação em tempo integral

Foto Janaína Farias





Educação em tempo integral. Assim será a nova realidade de cerca de 120 alunos da Escola Fundamental Marcos Soriano, situada no Conjunto João Sampaio I. A partir de agora, esses estudantes passarão mais tempo na escola. Com isso, a jornada de aula será ampliada e os alunos, além do conteúdo pedagógico terão atividades esportivas, culturais e recreativas intensificadas. A escola oficializou adesão ao programa ‘Mais Educação” do governo federal.


Essa maior permanência será ocupada com diversas ações voltadas principalmente para o desempenho escolar. São ações que destacam atividades como produções de jornal e rádio escolar, práticas de esporte e lazer, desenvolvimento de cultura e artes. “O programa possibilita a auto-estima do aluno. Estimula a aprendizagem e diminui a repetência e a evasão escolar”, argumenta Edleuza Maciel, Coordenadora do Programa no Município.


Ela sintetiza que o programa trabalha de forma intersetorial com parceria de várias outras coordenações, a exemplo, das artes e cultura, da comunicação, da educação fundamental e outros. “A parceria é importante por que garante a efetivação das ações e promove melhor qualidade de vida às crianças”, analisa.


A importância do programa na escola foi ressaltada pelo diretor, Marcos Ricardo, que destacou as atividades complementares como essenciais para uma comunidade carente. “O programa vai oferecer a essa comunidade ações de lazer e cultura, por exemplo. A escola promove além do ensino, atividades primordiais ao desenvolvimento cultural da criança. Isso é fundamental para a sua aprendizagem, principalmente em uma comunidade carente”, afirma.


A mãe de Erika Silva Nascimento do 1ª ano do fundamental desta escola, Maria Cícera, define o programa como “A melhor coisa que já inventaram” atribuindo ao tempo em que a filha passará na escola. “Saio de manhã e só chego à noite. Durante todo o tempo que ela estiver na escola pelo menos não está na rua. Lá, ela está aprendendo”, enfatiza.


A cerimônia de abertura contou com a presença da Coordenadora do Programa “Mais Educação” em Maceió, Edleuza Maciel, a diretora do Departamento Geral de Ensino, Maria Clara, técnicos da Semed, professores, pais, alunos e presidentes de associações. Na oportunidade várias crianças receberam simbolicamente a camiseta do programa.

Nenhum comentário: