quarta-feira, 5 de maio de 2010

MEC/PNUD apresenta relatório que analisa a rede municipal de ensino

Foto: Janaína Farias


O relatório que traça um diagnóstico do sistema municipal de educação foi entregue ao Secretário Municipal de Educação, Thomaz Beltrão e técnicos da rede, em reunião com o representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Laudo Bernardes. O estudo sugere ações conjuntas da prefeitura e da Semed com o apoio da cooperação técnica entre o MEC e o PNUD. O primeiro com as diretrizes e o segundo com o planejamento estratégico.

O documento foi elaborado baseado em síntese de observação e análise, bem como em entrevistas realizadas com os servidores desta secretaria, além de visita às escolas. O objetivo, segundo Laudo, foi fazer um levantamento das maiores dificuldades e necessidades relativas à educação básica no município.

Ele explica que um dos pontos primordiais para elaboração do diagnóstico foi a análise da matricula da educação básica no município de Maceió. Para isso foi levado em conta à Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos- EJA, que integra o campo de atuação da educação do município.

De acordo com Laudo, uma das maiores necessidades de atenção dos técnicos deve-se voltar para a educação infantil, esse sim, segundo ele, necessita de maior importância. “Precisamos priorizar a educação infantil”, diz ao mesmo tempo em que identifica problemas nesse nível de escolaridade.

O estudo aponta para que o sistema municipal de educação possa avançar e proporcionar melhorias deve ser levado em conta esses principais desafios: ampliação da cobertura educacional no município, aperfeiçoamento da política de educação, melhoria da gestão da Semed, aperfeiçoar a gestão dos recursos humanos, expandir e melhorar a rede física e implantar o uso da tecnologia, informação e comunicação(TIC).

Durante a reunião, Laudo destacou que o projeto de cooperação técnica entre o MEC/PNUD e a Educação do Estado pode servir de referência para o trabalho proposto para o município. Dessa parceria com o estado, ele enfatiza a produção do programa “Geração Saber”. Pensando assim, ele sugere que a instituição deve estruturar a “Escola da Criança” que congrega a educação infantil e anos iniciais do fundamental.

O relatório será discutido com os dirigentes da Semed e em seguida apresentado ao prefeito na tentativa de sensibilizá-lo quanto à situação da rede municipal de educação. O próximo passo, de acordo com o secretário, Thomaz Beltrão, é apresentar o relatório aos demais setores da Semed, e em seguida realizar um planejamento de ações eficazes.


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