segunda-feira, 24 de maio de 2010

Escola Zumbi realiza VI Seminário 13 de Maio

Fotos Marcos Rodrigues



Arte e debate foram as estratégias adotadas no VI Seminário 13 de maio, realizado pela Escola Municipal Zumbi dos Palmares,no último sábado, para discutir a situação do negro na sociedade. Para contextualizar e aproximar as discussões os professores usaram como referência a situação da África do Sul, atual sede da Copa do Mundo.



Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) a direção mobilizou alunos e todos os professores da unidade. O empenho do grupo estava na decoração do ambiente com a exposição de trabalhos elaborados em sala de aula, bem como a presença de elementos artesanais alusivos a cultura negra.



Antes das palestras, professores apresentaram uma dramatização que explorou situações do contidiano, onde aconteciam manifestações racistas. Com uma linguagem simples e envolvente o público interagiu e identificou como o racismo ainda persiste na sociedade.



As discussões ficaram por conta da palestra dos professores Jeruza Louzada Duarte e do africano, professor da Faculdade Maurício de Nassau, Orlando Mendonça, que nasceu em Guiné Bissau. A professora destacou aspectos culturais e econômicos da África do Sul desde a época do regime de segregação racial, até os dias atuais. Já Orlando mostrou imagens e fez um relato do período em que esteve morando em seu país.

Na Zumbi dos Palmares a temática da cultura negra está agregada ao seu projeto pedagógico desde a sua criação. Antes mesmo da instituição da lei nº 10.639, agora modificada para lei nº 11.645/2008, que determina a obrigatoriedade do ensino da história afro-brasileira e índigena, os alunos já eram estimulados a integrarem grupos afros e debaterem a cultura negra.

Por conta do envolvimento social e da intervenção que faz junto à comunidade, um dos sonhos dos docentes é contar com um auditório. Com esta estrutura seria possível atrair e promover mais discussões, além de ampliar a participação das artes cênicas como elemento de formação.

Nenhum comentário: