terça-feira, 25 de maio de 2010

Seminário Nacional de Educação integral


O III Encontro Nacional dos Coordenadores do Programa Mais Educação, aconteceu nos dias 18 a 21 de Maio de 2010, em Brasília. A Secretaria Municipal da Educação (Semed) esteve presente no evento, representado pela coordenadora do programa Mais Educação, Edileuza Maciel.

Na programação do encontro, a educação no contexto da política educacional; a gestão e o financiamento das ações de educação integral; o tempo escolar e os profissionais da educação na perspectiva da educação integral e a formação do atores (professores, coordenadores e monitores) do programa mais educação e as universidades federais.

Para Edileuza, o principal objetivo do seminário foi à troca de experiências com os coordenadores de todo o Brasil. “Saímos do encontro com maior entusiasmo para levar as discussões para as câmaras de vereadores, conselhos municipais de educação e para a sociedade. Promovendo assim uma transformação no programa política educacional, uma vez que a educação integral tem indicativo na Lei de Diretrizes e Bases (LDB), no Plano Nacional de Educação, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Constituição. Dar a educação para as crianças e adolescentes é um necessidade, é preciso fazer uma articulação com outros atores social, para que isso se torne realidade em nosso município”, afirma ela.

Na ocasião do encontro, foi lido pela coordenadora Jaqueline Moll, diretora da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação, a carta das alunas da escola Marcos Soriano, que agradecia a coordenadora pelo programa que estava sendo realizado na escola, que elas estavam felizes por participar de todas as ações educativas. “Foi um momento de muita emoção para todos os participantes presentes no evento”, afirma Edileuza.

Edileuza Maciel, Coordenadora do Mais Educação da Semed e Jaqueline Moll,
diretora da SECAD do Ministério da Educação


O encontro também realizou uma exposição permanente das experiências do programa Mais Educação no Brasil. A coordenação do programa em Maceió , Edileuza expôs os relatos sobre processo de alfabetização e letramento da Escola Frei Damião, no Benedito Bentes, que teve com iniciativa garantir a participação dos alunos na sociedade letrada.

O programa Mais Educação, tem como principal tarefa ofertar para as escolas públicas, educação por meio de atividades optativas que trabalham nos diversos macrocampos do programa, nas áreas de esporte, arte , cultura, meio ambiente e no acompanhamento pedagógico.

Nenhum comentário: