quarta-feira, 30 de junho de 2010

Semed vai ampliar debate sobre Educação Inclusiva



A Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Departamento de Educação Especial, foi representada no Seminário Internacional e VI Seminário do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, promovido pelo Secretaria de Educação Especial/MEC, em Brasília. Em agosto, será a vez da capital ampliar a discussão, inclusive para escolas do interior.

O coordenador do departamento, Jorge Fireman, acompanhou todos os debates e proposições do envento que apontou indicativos importantes para todo o país. "O objetivo do evento foi divulgar os avanços ocorridos na educação inclusiva no Brasil no ano de 2009, que visou ampliar direitos", destacou.

As bases para a aplicação desta política segue o que foi definido nas publicações da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva/2008, do Decreto nº 6.571/08. O documento insitui o Atendimento Educacional Especializado. Outra referência para o debate foi a Resolução nº 04/09 que institui as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica.


O município de Maceió, enquanto município pólo do "Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade", tem a responsabilidade de repassar todo o conteúdo. Isso será articulado através de seminários onde serão apresentadas as orientações e diretrizes nacionais da educação inclusiva. O alvo serão professores e gestores da rede municipal de Maceió e de outros 35 municípios da área de abrangência, beneficiando diretamente 122 profissionais.

"A realização deste seminário aqui em nosso município é um estratégia muito promissora para o fortalecimento do processo de inclusão em nossas escolas e nas escolas do interior. Além de servir para dar continuidade a transformação de espaços educacionais em espaços educacionais inclusivos. Estaremos realizando o primeiro seminário em agosto deste ano", adiantou Fireman.

A missão de articular o evento está sendo encarada pelo Departamento de Educação Especial como prioridade. O setor é uma referência na luta pela igualdade de direitos e promoção da dignidade humana.

Nenhum comentário: