terça-feira, 19 de abril de 2011

Aula inaugural marca o início da formação dos jovens participantes do parlamento jovem

Foto: Natalhinha Marinho



Alunos, professores e autoridades marcaram presença na aula inaugural do parlamento jovem, que ocorreu no auditório do IFAL. A capacitação tem o objetivo de orientar a sociedade para o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a necessidade da participação popular no acompanhamento das políticas públicas municipais.


A capacitação será ministrada por autoridades e professores tendo como colaboradores os integrantes do Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (FOCCO-AL), que é composto por trinta órgãos e entidades da sociedade civil organizada. Já o Parlamento Jovem em Maceió será composto por 21 alunos na faixa etária de 16 a 22 anos, eleitos por escolas públicas e privadas.

Segundo o jovem Evalis Vicente, membro do Parlamento Jovem, é muito importante a participação da sociedade nas decisões das políticas públicas, não só porque ajuda o município nas deliberações, mas principalmente para contribuir na fiscalização, cobrando junto aos vereadores as responsabilidades da câmara.


A ideia em criar um grupo para essa fiscalização surgiu da necessidade de despertar na sociedade o interesse pela participação e defesa dos serviços e patrimônio público. "O maior interesse é despertar nos jovens a política , dando subsídios para que entendam o controle social e a utilização dos recursos públicos", enfatizou o Conselheiro do Ceará, Ernesto Saboia.


O Parlamento Jovem foi idealizado com o objetivo de despertar para a importância da construção e consolidação de uma sociedade mais justa e democrática. Para isso, o projeto promove cursos e intercâmbio de informações para o fortalecimento da cidadania e do controle social.


Marcaram presença na aula representantes da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), o promotor de justiça e coordenador executivo Ubirajara Ramos, O conselheiro do Ceará Ernesto Saboia, responsável pela palestra que deu início as aulas, entre outras elites governamentais.

Nenhum comentário: