quinta-feira, 14 de abril de 2011

Reunião discute realinhamento do PAR/Maceió 2011/2014

Foto: Mauro Fabiani


Com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos da educação básica, a coordenação do Plano de Ações Articuladas (PAR) realizou, nesta quinta-feira (14), no auditório da Semed, a primeira reunião para discutir o realinhamento do PAR/Maceió 2011/2014 e as definições das ações desenvolvidas pelas equipes técnicas.


Para a estruturação do trabalho de cooperação técnica entre o Ministério da Educação (MEC), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Prefeitura de Maceió, via Semed, a coordenadora do PAR/Maceió, Cláudia Oliveira Alves, disse que alguns pressupostos servirão como elemento norteadores. “Considera a análise da realidade local como ponto de partida, focalizar como objeto de trabalho a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos do município e mobilizar os diversos segmentos da sociedade civil organizada em prol da educação pública”. Afirmou.


O secretário municipal de Educação, Thomaz Beltrão esteve presente na reunião e destacou o empenho dos técnicos da Semed neste programa, que vai ajudar na implantação de ações com vista à universalização do acesso à educação básica, garantindo a permanência dos alunos nas escolas e à construção da melhoria da qualidade da aprendizagem. “Essa é uma iniciativa extremamente importante para a melhoria do ensino no município. A nossa expectativa é construir um plano eficaz de acordo com a nossa realidade, para que possamos, de forma efetiva, realizar as diversas ações de maneira articulada”, disse.


Para cada dimensão foram priorizadas ações a merecerem tratamento nesta fase do processo de mudança. Elas foram divididas em quatro dimensões: Gestão Educacional, Formação Continuada de Professores e dos Profissionais de Serviço e de Apoio Escolar, Práticas Pedagógicas e Avaliação e da Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.


O Plano de Ação Articulada é um instrumento de planejamento do Ministério da Educação (MEC) destinado ao desenvolvimento de ações conjuntas entre Estado e municípios e que resultem em melhorias efetivas da qualidade da educação. A conclusão deste trabalho irá permitir que a Semed se coloque em uma condição estratégica no que tange a qualidade de ensino.

Nenhum comentário: