quinta-feira, 7 de abril de 2011

Projeto sobre Naturalização dos Direitos das Crianças e Adolescente é apresentado na Semed

Foto: Roberto Lopes

A secretaria Municipal de Educação (Semed) por meio do Centro de Atenção Integrada a Criança e ao Adolescente (Caica) em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) promoveu, na sede da secretaria, a apresentação para representantes das escolas municipais, do projeto Naturalização dos Direitos das Crianças e Adolescente por karoline dos Santos, assistente social e pela estudante de pedagogia, Valdete Brito.


De acordo com o coordenador do Caica, Cristovão da Silva, a ideia desta parceria é promover junto a comunidade escolar, uma conscientização maior dos direitos da criança e do Adolescente e a efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Vamos buscar contribuir para a formação continuada dos nossos profissionais no enfrentamento às diferentes formas de violência contra a criança e adolescente”, disse Cristovão.


Para Karoline dos Santos o projeto é divido em quatro módulos. Nestes módulos seriam discutidos fundamentos jurídicos, culturais, sócio-políticos e educacionais de direitos humanos. A ideia segundo ela é estimular o debate sobre mecanismos que contribuam para criar estratégias de enfrentamento à violência de criança e adolescentes no contexto escolar. “O projeto estimula o debate sobre o assunto propiciando a criação de mecanismo que contribuam para criar estratégias de enfrentamento à violência contras as nossas crianças”, disse.


O próximo passo será o início da capacitação dos professores das unidades escolares escolhidas visando fomentar a interlocução entre os pesquisadores e os professores, potencializando a melhoria de como lidar como as diferentes formas de violência, focando a criança e o adolescente, ampliando as ações de defesa dos direitos da criança e do adolescente.

Nenhum comentário: