segunda-feira, 4 de abril de 2011

Programa Brasil alfabetizado inicia formação de educadores e coordenadores

Foto: Janaina Farias



Teve início na segunda-feira (4) a primeira etapa da formação para os educadores e coordenadores do Programa Brasil Alfabetizado, do Ministério da Educação(MEC). O curso visa capacitar profissionais de educação que atuam no processo de ensino aprendizado voltado para educação de jovens, adultos e idosos fora da idade escolar adequada.

Segundo a coordenadora do programa em Maceió, Maria de Lourdes, nessa fase os educadores receberão uma capacitação de 40 horas. A formação acontece tanto na Secretaria Municipal de Educação (Semed), quanto na escola Monsenhor Luis Barbosa, no Centro. Ao todo estão sendo capacitadas dez turmas.

No curso, os educadores discutirão alguns eixos temáticos importantes para vivência em sala de aula como: alfabetização e letramento, alfabetização e matemática, planejamento e avaliação, bem como o homem no meio ambiente. Durante o treinamento serão discutidas ainda questões que tratam da identificação do estudante: quem é ele, o que ele faz e o tema analfabetismo.

Segundo informou a coordenadora, a formação inicial é uma exigência do MEC, pois é preciso capacitar tanto o coordenador quanto o alfabetizador para que eles possam saber lidar com pessoas que não frequentaram a escola no período normal. “Essas pessoas, ao longo de suas vidas, não tiveram oportunidade de aprender a ler e a escrever”, salienta Maria de Lourdes.

Para a coordenadora Mônica Fernandes, a formação é á base de tudo, pois ela exemplifica que os conteúdos ministrados na capacitação serão levados para a sala de aula e repassados de uma maneira que facilite a aprendizagem. “Devido à formação, vamos saber como aplicar nas aulas todo o conteúdo de uma forma que os alunos possam compreender melhor”, enfatiza.

Para Elza Cristiane, alfabetizadora do programa há três anos, a experiência é fundamental, mas cada formação é uma novidade. “É mais produtividade, mais aperfeiçoamento. A gente se recicla cada vez mais” salienta.

O objetivo do programa Brasil Alfabetizado é erradicar o analfabetismo no País. Ele representa a porta de entrada para a cidadania e promove o acesso à educação em qualquer fase da vida. As aulas acontecem em espaços como escolas, associações, residências e centros comunitários, entre outros.



Nenhum comentário: