segunda-feira, 18 de abril de 2011

Técnicos da Semed apresentam programa de socialização MEC/PNUD

Foto: Adriana Cirqueira


Os técnicos da secretaria municipal de Educação (Semed) participaram, durante toda esta segunda-feira (21), de mais um momento de socialização das ações do programa de cooperação técnica entre a Semed e o MEC/PNUD, batizado como “Cidade Educar”. Esta apresentação dos trabalhos realizados na secretaria representa o último passo para a implementação das ações do programa em Maceió.

Segundo Laudo Bernardes, técnico do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), esta é a culminância do trabalho realizado pelas equipes, que marca a construção de forma integrada, coletiva, estruturada e supervisionada de um projeto para a Semed, com o intuito de se alinhar ao Plano de Ações Articuladas (PAR, do governo federal).

A analista de programas do PNUD, Maria Teresa Fontes juntamente com a coordenadora local do programa, Liliane Marchiorato, troxeram para esta última socialização, os técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), Marcelo Fernandes e Gabriel Filartigan, para assistirem a explanação e diagnosticar os projetos que podem ser financiados pela instituição.

O técnico do BNDS, Marcelo Fernandes, informou que com esta visita, o BNDS busca conhecer as necessidades da rede municipal de ensino e verificar em quais projetos o banco pode atuar. Segundo Marcelo, a linha de financiamento Modernização da Administração Tributária e de Gestão dos Setores Sociais Básicos (BNDES/PMAT) tem como objetivo proporcionar aos municípios uma gestão eficiente de recursos, além de melhor qualidade e redução do custo na prestação de serviços de administração geral, assistência a crianças e jovens, saúde e educação.

De acordo com Josefa Conceição, chefe de gabinete e coordenadora do projeto na Semed, o Cidade Educar foi construído com o empenho dos técnicos, que se doaram para que este projeto pudesse ser finalizado e encaminhado para implantação. “Agradeço o esforço de todos durante estes meses de trabalho árduo, nem sempre tendo a disposição as condições adequadas e a estrutura necessária, mas feito com carinho e determinação”, finalizou Josefa.

O projeto de cooperação técnica MEC/PNUD - Cidade Educar - foi estruturado em quatro dimensões: Gestão Educacional, Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, Práticas Pedagógicas e Avaliação, Infra-estrutura e Recursos Tecnológico. O estudo envolveu aproximandamente 120 pessoas divididas em 17 equipes que se inscreveram voluntariamente com a finalidade de participar das diversas ações propostas.

As ações do programa de cooperação técnica entre a Semed e o Mec/PNUD será apresentado ao prefeito Cícero Almeida.

Nenhum comentário: