segunda-feira, 4 de abril de 2011

Casamento coletivo faz parte das comemorações da escola Zumbi dos Palmares


Foto: Adriana Cirqueira



A escola municipal Zumbi dos Palmares, localizada no conjunto Rosane Collor, abriu as portas nesta terça-feira (5), para a realização de casamento coletivo a fim de promover a regularização de cerca de 200 casais. A atividade faz parte das comemorações dos 15 anos de fundação da unidade de ensino da capital.


De acordo com a diretora da escola, Maria Edna Gonzaga, a ideia surgiu a partir da constatação de que muitos pais de alunos matriculados na escola tinham vida conjugal há anos, em alguns momentos até provocando constrangimento para os próprios pais e até mesmo aos estudantes. “As comemorações pelos 15 anos da escola começaram com o Carnaval que realizamos na escola e o casamento coletivo também faz parte das comemorações”, ressalta Maria Edna.


Apesar de a escola servir como instrumento para o recebimento dos casais, a cerimônia de casamento coletivo não foi restrita apenas aos pais das crianças matriculadas na unidade de ensino. “Toda a comunidade pode participar”, reforça Maria Edna. Ontem, o Tribunal de Justiça enviou uma equipe de servidores responsáveis por reunir a documentação necessária à habilitação dos casais.


O objetivo foi preparar todos os documentos para que a Certidão de Casamento seja emitida logo após a cerimônia desta terça-feira. O casamento coletivo teve inicío às 9h e foi presidido pela juíza Ana Florinda. Para o casamento, a idade mínima é de 16 anos para as meninas, desde que tenham a autorização expressa dos pais, e de 18 anos para os meninos.

Nenhum comentário: