segunda-feira, 11 de abril de 2011

Programa Brasil Alfabetizado encerra 1ª etapa de formação para educadores

Fotos: Janaina Farias




O programa do Ministério da Educação (MEC) Brasil Alfabetizado concluiu a primeira etapa da formação destinada a coordenadores e alfabetizadores. O curso teve início desde o ultimo dia 04 deste mês e qualificou educadores para alfabetizar jovens, adultos e idosos maiores de 15 anos que não freqüentaram a escola na idade adequada.


O Secretário Adjunto de Educação, Marcelo Nascimento, compareceu ao encerramento e falou do engajamento e da colaboração dos alfabetizadores na luta contra o analfabetismo em Maceió. Ele disse que, apesar de Maceió possuir um bom número de escolas e creches da rede e grande número de faculdades, ainda é alto o índice de analfabetismo local ao passo que faz um apelo aos professores.



“Contamos com vocês. Vamos dar nossa contribuição à sociedade elevando o conhecimento dessas pessoas. Vamos mudar esse quadro, alterar o perfil do município de Maceió”, disse Marcelo. Na ocasião, ele falou ainda, da realização de um mutirão com parcerias de várias instituições engajadas na promoção do direito a cidadania onde será possível um estudante do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) uma vez alfabetizado poder retirar uma nova identidade, só que desta vez de forma gratuita.



A Diretora do Programa em Maceió, Maria da Penha avalia como positivo a primeira etapa do curso. Ela disse ainda, que o programa vai realizar mais uma ação no combate ao analfabetismo como a inserção de turmas nas colônias de pescadores, cuja atividade será denominada de “Brasil Pescando Letras”.


Outra ação, de acordo com a diretora, é a formação de um comitê de atenção a população em situação de rua que reuni várias instituições que lida com esse público. A intenção, segundo ela, é reduzir o índice de analfabetismo no município e devolver a essa população o direito a cidadania.

Nenhum comentário: