quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Educação Especial discute temáticas de formação Inclusiva para 2017




A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do departamento de Educação Especial, promoveu nesta quarta-feira (30), no auditório da Casa da Indústria, a formação de encerramento dos professores de Educação Especial e discutiu temáticas de formação inclusiva para 2017.

O encontro contou com as palestras das professoras doutoras Viviane Sarmento, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Elisângela Mercado, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Como tema, elas contextualizaram a inclusão, em nossa sociedade, destacando o ensino qualificado para os alunos com deficiência e os desafios da educação especial para 2017.
O evento envolveu todos os professores das Salas de Recursos e auxiliares de sala que trabalham diretamente com os alunos de Educação Especial da rede. Segundo a diretora do departamento de Educação Especial da Semed, Neuza Scortegagna, o Município atende hoje cerca de 2.824 alunos com algum tipo de deficiência. “Atualmente, a rede municipal de educação conta com 84 professores especializados, que atuam nas 74 Salas de Recursos Multifuncionais, e 203 professores auxiliares, que atuam com estudantes, público alvo da Educação Especial”, destacou.
A diretora também fez questão de destacar para a equipe técnica da Semed o que vem sendo feito para que o objetivo seja alcançado. “Nossa equipe contribui para a formação especializada dos professores e faz o acompanhamento pedagógico nas unidades escolares. Além disso, orientamos as escolas sobre a importância de ter uma visão de acolhimento destes alunos especiais”, finalizou Neuza.
João de Oliveira – Ascom / Semed

Forças no Esporte atende alunos da Escola Municipal Petrônio Viana



O Parque Municipal foi o local escolhido para dar continuidade às atividades do programa Forças no Esporte. As ações aconteceram na terça (29) e nesta quarta-feira (30) com os alunos da Escola Municipal Petrônio Viana, localizada no Conjunto Carminha, no Benedito Bentes. Lá, eles viram de perto jacarés-de-papo-amarelo, frangos d’água, tatus, preguiças, saguis, gaviões falcões, corujas, além de toda flora exuberante do local.
As atividades são desenvolvidas pelo Ministério da Defesa em parceria com a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “O programa Forças no Esporte busca promover a integração social e o desenvolvimento humano por meio da prática esportiva. As atividades envolvem mais de cem crianças de escolas de bairros que apresentam grande índice de violência”, esclareceu a técnica e professora de Educação Física da Semed, Walkíria Simone Ramalho.
Os alunos são recebidos pelo 59°BIMtz – Batalhão de Infantaria Motorizado, companhia do Exército Brasileiro, e participam do encontro de “Ordem Unida”, no próprio Exército, onde são orientados quanto aos deveres cívicos.

Durante o passeio no Parque Municipal, os alunos foram recepcionados pela coordenadora de monitoramento, Karla Gama. Ela explicou a importância de se preservar o meio ambiente e apresentou aos alunos várias espécies da nossa flora, entre elas, a sucupira preta, oiti, ingazinho, bodão de velho, guabiroba, goiabeira e muitas outras.
Estefane, 11 anos, é aluna do 3º ano da Petrônio Viana e se mostrou encantada com a variedade de plantas do local. Já Karoline, de 10 anos, disse que também gostou dos animais empalhados. “Gostei de ver o bicho preguiça e o jacaré”, disse a estudante, observando
Um agrupamento de 13 soldados, sob a coordenação do sargento Luiz Carlos, acompanhou o grupo para dar apoio e segurança aos alunos.
 João de Oliveira – Ascom/Semed

Semed participa de Feira de Ciências Estadual


Coordenadora Virgínia Miller ministra palestra sobre Alfabetização Ecológica.
Foto: Ascom Semed
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está participando da Feira de Ciências da Educação Básica de Alagoas, a ExperimentAL, que tem como objetivo mediar o encontro da produção científica e tecnológica desenvolvida nas escolas de educação básica de Alagoas. O evento foi iniciado ontem (29) e segue até esta quarta-feira (30) no estacionamento do Maceió Shopping, em Mangabeiras.
Como parte da programação, a Semed está promovendo oficinas e palestras. A partir da 10h haverá apresentação cultural do grupo de flautistas da Escola Municipal Dom Helder Câmara e a Biblioteca Volante Estação do Saber estará aberta ao público, das 8h às 17h, com um acervo recheado de boas histórias.
Nessa terça-feira (29), a coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade da Semed, Virgínia Miller, palestrou sobre a “Alfabetização Ecológica”, reforçando a importância do consumo consciente e chamando atenção aos impactos causados pelas novas tecnologias quando não são utilizadas de maneira adequada.
“A proposta da ExperimentAL é muito interessante, pois estimula nossas escolas a desenvolver pesquisas e feiras de ciências locais e também é um estímulo aos estudantes para pesquisar, buscar novas tecnologias, criar inovações e expor aqui. A feira tem vários trabalhos expostos sobre alimentação sustentável, segurança alimentar, reutilização de resíduos, entre outros trabalhos bem interessantes que servem de estímulo para nossos alunos continuarem buscando novas estratégias de promover a sustentabilidade”, pontuou a coordenadora.
Semed participa de Feira de Ciências Estadual. Foto: Ascom Semed
Quem já esteve na feira conferiu apresentações do grupo de teatro da Semed Trupeduque, que abordou os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) e uma oficina da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (ComVida), que busca estimular a formação de grupos de alunos que desenvolvam nas escolas projetos de sustentabilidade, como arborização, coleta seletiva, plantação de hortas e uso eficiente de recursos. A Biblioteca Volante Estação do Saber também marcou presença na feira.
Semed participa de Feira de Ciências Estadual. Foto: Ascom Semed
Cerca de 140 alunos das escolas municipais Cicero Lucimar e Silvestre Péricles foram visitar a feira ao longo dessa terça. A aluna do 5° ano, Katiane Santos, de 11 anos, fala sobre sua experiência na feira. “É a primeira vez que eu visito uma feira de ciências desse tamanho, tô achando ótima e quero ir a mais feiras como esta. Eu desenhei um coração com tintas feitas com restos de alimentos. Achei bem legal reutilizar cascas de frutas e verduras para fazer as tintas”, destacou.
Rosiane Medeiros, professora que acompanhou a garotada na visita, fala sobre a importância da ExperimentAL. “Esse projeto, assim como outras atividades extraclasse, é muito importante para as crianças, pois desperta nelas o desejo de conhecer a ciência, de desenvolver projetos”, complementou a educadora.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Maceió recebe a Caravana do Esporte e das Artes


Abertura da Caravana dos Esportes e das Artes no Estádio Rei Pelé.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Caravana do Esportes e das Artes foi aberta oficialmente na noite dessa terça-feira(29). A cerimônia de abertura ocorreu no estádio Rei Pelé e contou com a participação da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, da secretária executiva do Gabinete do Prefeito, Juliana Vergetti, da secretária de Esporte Lazer e Juventude do estado, Cláudia Petuba, do representante do Unicef, Renan Guedes, de apresentadores da Disney, representantes da iniciativa privada e profissionais da Educação.

Durante a solenidade de abertura os convidados assistiram a um vídeo institucional que mostrou o trabalho social feito pela Caravana ao longo de 11 anos. A solenidade contou ainda com a participação do professor João Batista Freire, que fez um discurso caloroso sobre a educação, esporte e cultura, e do ator e poeta Chico de Assis.
A secretária municipal de educação, Ana Dayse ressaltou que Maceió recebe a Caravana com alegria e entusiasmo. “Estamos apostando muito nesses três dias. Estamos participando com mais de mil crianças e 90 professores. Queremos fazer um momento bonito. Que vocês tragam pra nós toda essa alegria, que é fazer o esporte e a arte e como isso transforma as pessoas. Temos investido nas escolas, nas pessoas, a exemplo da plataforma do centros urbanos. O esporte e a arte motivam, estimulam e mudam o perfil das nossas crianças e nosso jovens”, disse.
Realizar a Caravana em Maceió, para Renan Guedes, é uma forma de ratificar a parceria que o Unicef tem com a cidade. “Temos uma parceria muito forte por conta do Centro da Plataforma Urbano (PCU). Observamos nos relatos das pessoas que havia uma necessidade de ações esportivas e com a realização da Caravana poderemos consolidar essa reivindicação. Maceió é muito significativa para Alagoas, tem um terço da população do estado e como a população é bem representativa, vemos a importância da Caravana, pois ela se apoia em algumas ações voltadas para a artes, esportes, açõespara os jovens e ações de formação de professores. Essa última, pra mim, é a mais importante, porque apostamos que esse conhecimento possa ser multiplicado na escola com o conceito de esporte seguro e inclusivo”, afirmou.
Alexandre Arena que representou uma das idealizadora do projetoAna Moser, durante seu discurso fez o lico refletir. “Pra quem eu trabalho? A quem a gente serve? E o que a gente deseja colaborar para que mude ou pra que continue?”, questionou. Alexandre. “Aqui vamos trabalhar para crianças e professores, vamos ficar trabalhando por três dias, tratando de pedagógica, de métodos, de como fazer, e isso é uma ciência que se aprende fazendo, não é mágica. Que essa proposta ganhe mais força, precisamos de gente que concorde e que descorde, de gente que opina”, disse.
O principal palco das atividades da Caravana do Esporte e das Artes, o Estádio Rei Pelé está tomado pela programação de atividades esportivas e cultural. A programação tem início nesta quarta-feira (30), às 0 8 horas e prossegue até o 2 de dezembro com diversas atividades. Durante todos os dias, a Caravana promete manifestações esportivas e tendas de artes para crianças e comunidade. Oficinas de professores para esporte educacional e artes para educar, oficinas de jovens em ação e oficinas Jovens de Atores também serão realizadas.
Na quinta-feira(01), às 20h, o show da Caravana promete contagiar todos presentes. Já o debate, vai ficar por conta do ícone da Educação Física, professor João Batista Freire com ênfase no esporte.
O tema “Arte na Escola: linguagem artística e aprendizagem” será o assunto debatido entre os educadores. A ideia é que os professores consigam interagir com o esporte e a arte como ferramenta educacional.
Passarão pela Caravana cerca de três mil alunos das escolas das Redes Estadual e Municipal.Serão beneficiados 1.200 alunos e 90 professores de professores de Educação Física do Município.
Janaina Farias/ Ascom Semed

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Saberes Docentes: prazo para publicação é 10 de janeiro


O edital e a chamada pública já foram lançados. Agora, corre o prazo para apresentação de trabalhos elaborados por professores, pesquisadores e estudiosos em geral para publicação na revista eletrônica Saberes Docentes em Ação, que chega a sua terceira edição.
Relatos de experiências e artigos científicos devem ser enviados até o dia 10 de janeiro, conforme estabelece a chamada pública. O objetivo é prestigiar trabalhos inéditos, que tragam reflexões teóricas acerca de diferentes temáticas que possam vir a contribuir para a melhoria do processo de aprendizagem e ensino, bem como do fazer docente e das diversas questões do cotidiano escolar.
Os trabalhos devem ser enviados para o endereço eletrônico saberesdocentesmaceio@gmail.com. A revista é uma publicação semestral, da Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed). O principal objetivo é estimular a produção e o registro de experiências curriculares exitosas desenvolvidas por profissionais da rede de ensino da capital, bem como de profissionais de outras redes e instituições educacionais.
O material a ser publicado deve ser enviado obrigatoriamente em dois arquivos, sendo um deles com identificação do nome do autor e coautor, quando houver, e outro sem a identificação. O arquivo deve ser nomeado com o título do artigo ou relato e a sigla “ID” para o texto identificado e “NI” para o texto no qual não consta o nome dos autores.
A extensão do arquivo sempre será .doc ou docx. Cada arquivo não poderá ultrapassar 2 mega; deverá ser obedecido o papel tamanho A4; margem superior e inferior com 3 cm; mrgem esquerda e direita com 2,5 cm; as páginas não devem estar numeradas; e a fonte utilizada deverá ser a Times New Roman 12 para o texto. Todos os detalhes para a participar da publicação estão disponíveis no site http://www.maceio.al.gov.br/semed/revista-saberes-docentes-em-acao.
Delane Barros/ Ascom Semed

Maratoninha Papai Noel será realizada no próximo domingo


Maratoninha Papai Noel Na Praia acontece no próximo dia 04.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Departamento de Educação Física e Desportos (DEFD), realiza, no próximo domingo (04), a quarta edição da Maratoninha Papai Noel. O evento, que já está consolidado no calendário da Semed, acontecerá na orla da praia de Pajuçara a partir das 8 horas.
Promover um momento de confraternização e sociabilização entre os alunos, colaboradores e parceiros da Rede Municipal de Ensino, por meio do esporte, é uma dos principais objetivos da Maratoninha. Este ano, cerca de 800 alunos, com faixa etária entre 08 e 12 anos, de 15 escolas, competirão em um percurso de 100 metros.
A coordenadora do DEFD, Elaine Paccola, destaca a evolução do projeto ao longo de seus quatro anos. “A maratoninha oportuniza aos alunos da Rede a participação em um evento esportivo e recreativo, incentivando a prática saudável de atividade física. Na primeira edição tivemos quase 400 alunos, hoje estamos com 800. Isso mostra que a maratoninha se consolidou”, disse.
Todos os competidores receberão medalha para mostrar que o mais importante é participar da competição. Além da Maratoninha, várias atividades de recreação serão realizadas no local em parceira com outros departamentos da Semed e com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).
Serviço
O quê: Maratoninha Papai Noel;
Quando: 04 de dezembro de 2016;
Horário: A partir das 8 horas;
Onde: Orla de Pajuçara.
Amanda Bezerra (estagiária)/ Ascom Semed

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Caravana do Esporte chega nesta terça a Maceió


Imagem: Divulgação

Pela primeira vez em Maceió, a Caravana do Esporte e das Artes – Uma iniciativa dos canais ESPN e Disney, em parceria com o Instituto Mpumalanga, Instituto Esportes e Educação e Unicef – chega nos próximos dias para mobilizar, com atividades esportivas e culturais, cerca de 3.000 alunos do ensino fundamental das redes Municipal e Estadual de Educação. A abertura oficial do evento acontece nesta terça-feira (29) às 18h, no Estádio Rei Pelé, onde serão realizadas as atividades e as oficinas.
A solenidade de abertura contará com representantes do Unicef, Pnud, Secretária Municipal da Educação (Semed), Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Secretária do Esporte, Lazer e Juventude do Estado de Alagoas, Secretaria de Estado da Educação, entidades educacionais parceiras, Instituto Esporte&Educação, Instituto Mpumalanga, da Disney e da ESPN. Os projetos têm apoio do Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet.
Caravana Esportes e Artes está de volta a Maceió. Foto: Divulgação
A Caravana está em sua 11ª edição e encerra a etapa anual na capital alagoana. O projeto é totalmente voltado para a área educacional, com foco no desenvolvimento das crianças e adolescentes e tem como foco a transformação social por meio do esporte e da cultura.
Em Maceió, a agenda prevê ações nos dias 30, 1º e 2 de dezembro, com arenas montadas no Estádio Rei Pelé para a realização de atividades esportivas e oficinas de capacitação.
As atividades esportivas contam com participação de todos os envolvidos, promovendo uma construção coletiva com respeito à diversidade e à inclusão social. A Caravana prevê ainda, além atividades esportivas e educacionais para os alunos, formação para os professores de educação física e de artes.
Para dar forma ao projeto, o Estádio Rei Pelé vai receber atletas de alto rendimento, medalhistas do esporte, artistas e voluntários, já com histórias de passagens pelas Caravanas, que com pequenos atos, quebrarão a rotina das crianças participantes e mudarão pra sempre o olhar delas para o esporte e para a arte. Os atletas Claudiney Quirino, Soraya André e Diogo Silva são os convidados que estarão à frente das atividades com a criançada.
Imagem: Divulgação
Na quinta-feira, 1º de dezembro, a programação inclui o show da Caravana, com apresentações das cantoras da Banda da Caravana Renata Jambeiro e Luciana Oliveira, além de dançarinos e coreógrafos.
Desde que iniciaram as atividades Brasil afora, a Caravana já atendeu mais de 2 milhões de crianças e adolescentes em onze anos. Nesse período, 30 mil professores da rede pública de 22 estados brasileiros foram capacitados. Em Maceió, serão atendidos cerca de 1.200 alunos da rede municipal e cerca de 90 professores de educação física e Artes.
Os interessados em acompanhar as atividades da Caravana, poderão assistir ao programa de TV ESPN Brasil e ESPN+. As atividades também serão divulgadas no site www.caravanaesporteartes.com.br e no facebook das Caravanas: www.facebook.com.br/caravanaesporteartes
Para a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, realizar um evento como esse é fundamental, principalmente pela necessidade que Maceió tem de cuidar das crianças e dos adolescentes. “É sempre uma ação muito boa, quando se envolve qualquer ação em prol da criança e do adolescente, principalmente pela necessidade de desenvolver ações de promoção da cidadania e de transformação social, tendo no Esporte e na Cultura aliados para o desenvolvimento da Educação”, afirma.
Ana Dayse destaca a integração dos parceiros e a participação da Prefeitura de Maceió para a promoção do desenvolvimento inclusivo de crianças e adolescentes. “A Caravana do Esporte e das Artes é uma ação promovida pelo Instituto Esporte & Educação, dirigido pela medalhista olímpica Ana Moser, com apoio do Unicef, ESPN e Disney, que amplia a participação do Estado, além das articulações de secretarias estaduais e municipais. Vamos dar o nosso máximo porque o grande investimento é para nossas crianças. Vamos participar com dez escolas, envolvendo mais de 1.000 alunos que terão uma oportunidade, durante três dias, de participar de atividades esportivas e artísticas”, informa a secretária.
Serviço:
Abertura oficial – dia 29/11/2016 – às 18h – no Estádio Rei Pelé, localizado na Avenida Siqueira Campos, 1, Trapiche da Barra, Maceió.
Arena Caravana – atividades esportivas e artísticas alunos do ensino fundamental 1 e 2 das redes municipal e estadual de ensino de Maceió
Data: dias 30 de novembro, 01,e 02 de dezembro/ 2016
Horário: 08h às 11h e das 14h às 17h
Atendimento de 3.000 crianças e jovens (500 por turno/manhã e tarde- durante os 3 dias).
Local – Estádio Rei Pelé
O evento conta com a participação dos atletas Diogo Silva – campeão pan-americano de taekwondo; Claudinei Quirino – medalhista de prata nos Jogos de Sidney 2000, pelos 4X100 metros raso e Soraia André – técnica de judô e ouro no Pan Americano de Indianápolis 87 e dos artistas  Luciana Oliveira – cantora – e Renata Jambeiro – cantora.
Janaina Farias / Ascom Semed – com assessoria

Educação foi destaque na comemoração do Mês do Servidor



Os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) fizeram bonito nas comemorações alusivas ao Mês do Servidor. O evento, promovido pela Prefeitura de Maceió, aconteceu no durante o mês de novembro, envolvendo concursos e várias modalidades esportivas, entre elas, gincana, corrida de rua, concurso de fotografia e os jogos do servidor – tênis de campo, dominó, xadrez, futevôlei, vôlei 4×4, beach hand e beach soccer.
A técnica do setor de Recursos Humanos da Semed Micheline Calheiros disse que as comemorações envolveram não só as escolas, mas também os servidores que trabalham na sede. “A participação dos servidores da Educação nessa edição foi muito boa. A Semed obteve o terceiro lugar no geral dos jogos, o segundo lugar na gincana e foi destaque na corrida dos 4km feminino com a vitória da nossa corredora Joseana Fernandes de Souza”, destacou Micheline. “Nosso objetivo era proporcionar momentos de integração, cultura e lazer aos servidores através da prática de esportes, promovendo a saúde e qualidade de vida para os servidores públicos. Ficamos muito felizes com a participação de todos”, agradeceu a técnica de Recursos Humanos.
Durante o Mês do Servidor, várias atividades foram realizadas para promover a interação entre os participantes. As competições esportivas agitaram a praia da Pajuçara. Nesse período aconteceu também a terceira edição do Concurso de Fotografia, que teve como tema “O servidor contribuindo com Maceió”.
A solenidade de encerramento e entrega de prêmios e troféus aconteceu na noite de sexta-feira (25) na Praça Marcílio Dias, no bairro de Jaraguá e contou com apresentações culturais, entrega de troféus e sorteio de brindes.
João de Oliveira – Ascom Semed

sábado, 26 de novembro de 2016

Semed participa de ações de combate ao Aedes Aegypti


O dia 25 de novembro foi adotado como o dia nacional de combate ao Aedes Aegypti. A data é marcada por várias ações coletivas no intuito de mobilizar a sociedade no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e da mais recente febre mayaro. Em Maceió, foi formado o Comitê Municipal de Combate a Dengue e Outros Riscos Ambientais, no qual vários órgãos, entre eles a Secretaria Municipal de Educação (Semed), estão promovendo ações em alusão ao dia D.

Alunos participam de gincana.
Foto: Amanda Bezerra / Ascom Semed

A coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade da Semed e membro do Comitê, Virgínia Miller, fala sobre a importância da parceria formada. “O município está fazendo o dia D de combate a dengue por meio do Comitê que é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e conta ainda com a Defesa Civil, Guarda Municipal, Semed e demais secretarias, além de outras instituições como Sesc, Senac, Sesi e Unimed. Todas foram convidadas a participar do Comitê devido ao risco dessas epidemias provocadas pelas doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, principalmente com a chegada do verão e o aumento na temperatura que favorece a proliferação dos mosquitos em Maceió, então há essa necessidade de redobrar a atenção no combate ao mosquito”, esclarece Virgínia.


Alunos apresentam paródia musical sobre a dengue.
Foto: Amanda Bezerra / Ascom Semed

Como parte das ações do dia D, várias escolas da rede municipal de ensino promoveram ações de conscientização e mobilização contra o mosquito. Alunos de três escolas da rede (Neide França, Sagrado Coração de Jesus, e Pedro Barbosa Júnior) participaram de uma gincana realizada no Sesc Guaxuma, onde puderam participar de atividades como concurso de peça teatral e de paródias, confecção de brinquedos com materiais recicláveis, jograis e outras ações de conscientização relacionadas às formas de combate ao mosquito.
“É um trabalho maravilhoso, onde os alunos se integram e trabalham em conjunto em prol de uma causa que é o combate ao mosquito. Fomos nas salas de aulas falar sobre as doenças e as formas de evitar a proliferação do mosquito e pedimos que eles replicassem o que foi aprendido na escola com os seus familiares e vizinhos. Os alunos realmente se engajaram na coleta de material reciclável para a produção  de objetos e também na realização das outras atividades que apresentamos aqui,” ressaltou a coordenadora da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, Sônia Maria Vieira.
Alunos apresentam objeto confeccionado com material reciclável.
Foto: Amanda Bezerra / Ascom Semed
Antônio Vitor, estudante do 5º ano, da Escola Municipal Pedro Barbosa Junior, dá detalhes das ações que ele e seus colegas de turma realizaram e sobre o que ele aprendeu com isso. “Nós fomos à praia recolher o lixo para utilizar as garrafas e outros materiais recicláveis. Vi que é muito importante não deixar água parada para não nascer mais mosquitos. Antes eu nem ligava para isso, mas agora eu viro para baixo as garrafas e também recomendo para minha família e meus vizinhos”, explicou o garoto.
Além da gincana com os alunos da rede municipal, uma palestra foi proferida para a comunidade próxima ao Sesc Guaxuma com esclarecimentos e atualizações sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, além de uma oficina de produção de repelente caseiro.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Semed apresenta resultados de projetos de cooperação


II Encontro de Parceiros. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Representantes de instituições e entidades que mantêm projetos em cooperação com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) se reuniram com a secretária Ana Dayse Dorea e o secretário adjunto, João Carlos Barbirato, no II Encontro de Parceiros, realizado nesta sexta-feira (25) no auditório do Hotel Best Western Premier, na Pajuçara. Técnicos da Semed também participaram do encontro, que debateu os resultados alcançados na Educação Pública de Maceió nos últimos quatro anos.
A secretária de Educação, Ana Dayse Dorea, ressaltou a finalidade do encontro. “Hoje nós estamos aqui para mostrar a vocês os resultados, com o olhar da Rede Municipal de Ensino de Maceió. Vamos expor o que a rede ganhou com a presença de todos os nossos parceiros na gestão. Também vamos projetar o que poderemos fazer para os próximos quatro anos”, informou a gestora.
Encontro Parceiros Semed – Rita Ippolito – Coordenadora Pnud Semed/MEC.
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
O secretário adjunto de Educação, João Carlos Barbirato, fez a contextualização dos resultados das atividades desenvolvidas na rede pública de ensino de Maceió. No período da tarde, ele coordenou o debate de projeção para os próximos quatro anos de trabalho junto à coordenadora geral do projeto Semed/Pnud, Rita Ippolito, e com o coordenador do escritório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em Salvador, Frederico Lacerda.
A oficial de Projetos do Pnud, Maria Teresa Amaral Fontes, demonstrou satisfação pelos avanços resultantes da parceria. “Nós nos sentimos muito orgulhosos por ter chegado a esses resultados. Depois de pouco mais de dois anos, já temos resultados positivos para apresentar e isso é fruto do trabalho realizado com a Secretaria Municipal de Educação de Maceió”, ressaltou.
Encontro Parceiros Semed – Sandra Garcia – Diretora Pedagógica Mindlab.
Foto:Marco Antônio/Secom Maceió
Para a diretora pedagógica do MindLab, Sandra Garcia, esse momento é importante porque traz todos os parceiros, aumentando a integração no trabalho. “Em 2013, fechamos a parceria com o Município e viemos com toda energia e nossa proposta, que é o desenvolvimento da inteligência através do trabalho com as habilidades cognitivas, sociais e emocionais. O fato deste encontro trazer todos os parceiros faz com que a gente consiga trabalhar de mãos dadas em prol do objetivo comum, que é melhorar o projeto pedagógico do Município”, explica Sandra.
Parceiros
A Secretaria Municipal de Educação trabalha em cooperação com 16 parceiros, em busca de melhorias no ensino da capital. Fazem parte da parceria a Prefeitura de Maceió, Avante, Braskem, Caed, Ciage, Maceió Voluntários, Mind Lab, Tribunal de Justica de Alagoas (TJ-AL), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Unicef, Secretaria Municipal de Segurança Comunitária (Semsc) e os institutos Ayrton Senna, C&A, Kaplan e Lagoa Viva.
Erick Nogueira – Ascom Semed

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Prefeitura e parceiros discutem avanços na Educação


Os avanços resultados destes quatro anos da gestão Rui Palmeira na Rede Municipal de Educação estão sendo apresentado, nesta sexta-feira (25), durante o II Encontro de Parceiros da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Programa das Nações Unidas Para o Desenvolvimento (Pnud). O evento segue até às 17h, no Best Western Premier, na Pajuçara.

Encontro entre Semed e parceiros em projetos para melhoria da Educação.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

De acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, o Encontro é uma oportunidade ímpar para continuar pensando e executando a Educação de Maceió. “Este é o momento para apresentar resultados concretos e planejar de forma coletiva ações para o ano de 2017. Os resultados são muitos bons e trabalhar com pessoas com especialidades e expertises foi fundamental para o avanço da educação de Maceió”, destacou ela referindo-se aos parceiros.


“Maceió é uma cidade educadora e isso é uma realidade possibilitada a partir deste trabalho. Agora que a semente foi plantada, queremos mostrar os resultados com o nosso olhar, o que ganhamos e os desafios que superamos com o apoio de cada parceiro”, reforçou a secretária.
Ana Dayse, secretária de Educação, ressaltou os avanços do segmento em Maceió.
Foto: Marco Antônio/ Secom Macei
No encontro, além da contextualização dos resultados das atividades desenvolvidas pela Semed e parceiros, os parceiros participam de uma rodada para apresentação dos principais resultados do trabalho desenvolvido ao longo da parceria.
“Estamos em um momento de muita harmonia. É importante dar continuidade às parcerias, mas para isso temos que avaliar os avanços. Estamos apresentando os resultados de Maceió com um orgulho incrível. Melhor, sabemos que podemos multiplicar e melhorar ainda mais os índices da educação de Maceió”, disse a diretora pedagógica do Pnud, Rita Ippolito.
Como parte da programação, a tarde desta sexta-feira será dedicada ao planejamento de ações para o ano de 2017, no debate “Prospecção para Subsidiar a Definição de Novas Metas para a Gestão 2017 -2020”. “As mudanças na Educação não se dão do dia para noite, precisamos de investimento, estamos satisfeito com a evolução do nosso Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), mas a nossa meta é ainda maior, por isso a importância de cada parceiro”, frisou Ana Dayse.
“Não se trata apenas de melhorar os índices da educação, nós temos 55 mil crianças na Rede Municipal de Educação e ela precisam que nosso trabalho seja o melhor possível”, complementou a secretária municipal de Educação.
A Rede Municipal de Educação conta com 16 parceiros, entre locais e internacionais, a exemplo dos institutos Avante, Ayrton Senna, C&A e Lagoa Viva, além do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Mind Lab e Braskem.
Eberth Lins/ Secom Maceió

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Escola Natalina Costa recebe última edição do Escola Alerta 2016



A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Ceas) promoveu nessa quarta-feira, 23, na Escola Municipal Natalina Costa, a última Edição oficial do Escola Alerta 2016.
Segundo a Coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade, Virgínia Miller, o evento foi pensado para os alunos e é feito em parceria com várias secretarias e instituições. “Neste dia acontecem várias oficinas diferentes. Nosso objetivo é desenvolver ações educativas na comunidade escolar para o combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti e outros riscos ambientais, bem como a promoção à saúde ambiental, conhecer as formas de prevenção da dengue, zika e chikungunya, identificar focos do mosquito na escola e em seu enforno”, garantiu Miller.
“Nesta sexta-feira 25, estaremos participando do Dia Nacional de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes aegypti. O evento vai acontecer no Sesc Guaxuma e vai envolver quatro escolas da Região Norte: Neide França, Floriano Peixoto, Sagrado Coração de Jesus e a Escola Pedro Barbosa Júnior,” antecipou Virgínia Miller.
Para o aluno do 4º ano, David Fonseca Ribeiro, 8 anos, a dengue, chikungunya e zika vão ficar bem longe da sua escola. “Hoje aprendi sobre os cuidados que devo ter e vou explicar também em casa”, assegurou David. “O problema é não deixar água parada, trocar a água dos vasos de plantas, manter as garrafas com a boca virada para baixo e também tampar a caixa d’água”, disse Larissa, 9 anos, da mesma turma.
A programação contou com a participação da equipe de teatro TrupEduque, que abriu a atividades com suas divertidas encenações educativas acerca do combate ao Aedes, formas de prevenção e sintomas das doenças.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Endemias, levou às salas de aulas vídeos explicativos sobre as doenças, mostras através de desenhos animados explicando os riscos provocados por ratos e escorpiões.
Nas palestas foi abordada a importância de manter hábitos de higiene pessoal e com os alimentos para prevenir as verminoses. Slum, Sempma, Guarda Municipal e Cesmac também participaram do evento, com exibição de vídeos e palestras educativas.
Ascom Semed/João de Oliveira

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Prefeito Rui Palmeira visita Escola Zumbi dos Palmares


Prefeito Rui Palmeira durante visita na Escola Zumbi dos Palmares.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
A Escola Municipal Zumbi dos Palmares, no Conjunto Rosane Collor, está de cara nova. Após a reforma realizada pela Prefeitura, a unidade de ensino ganhou mais salas, novos laboratórios e passou a contar com um amplo refeitório, entre outras melhorias. Para ver de perto o resultado das obras, o prefeito Rui Palmeira visitou a escola, na manhã desta quarta-feira (23).
Rui conheceu as instalações da escola acompanhado do secretário-adjunto de Educação, João Carlos Barbirato, educadores e líderes comunitários, além dos alunos, que fizeram questão de juntar-se ao grupo.
Estudantes da Escola Zumbi dos Palmares. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Durante a visita, o prefeito lembrou que já entregou à população maceioense 12 grandes reformas e anunciou que ainda este ano vai entregar duas que estão em execução, uma no Pontal da Barra e outra no Jacintinho.
“Trabalhamos e conseguimos promover reformas que vão além dos padrões mínimos exigidos pelo Ministério da Educação, inclusive todas as escolas beneficiadas com as grandes reformas foram planejadas para receber a modalidade educação em tempo integral. O trabalho pela educação tem sido muito gratificante. Vamos continuar empenhados, para que cada vez mais crianças possam contar com estruturas como esta”, disse o prefeito.
Prefeito Rui Palmeira também conversou com funcionários
da Escola Zumbi dos Palmares. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
De acordo com a diretora da escola, Quitéria Cavalcante, a reforma pôs fim à evasão escolar, comum durante anos na unidade. “Depois da reforma, as mães de alunos que tinham saído daqui e alunos do período noturno estão nos procurando para retornar os estudos na escola. Eles se sentem felizes pela reforma, se sentem melhores recebidos após a requalificação da estrutura”, afirmou a educadora.
Com recursos próprios, a Prefeitura investiu cerca de R$ 2,2 milhões na reforma da Escola Zumbi dos Palmares. “Estamos colhendo os frutos que plantamos desde 2013, quando abrimos processo para reformar as escolas. Esta daqui, por exemplo, atende alunos do 1º ao 9º ano e Educação de jovens, adultos e idosos (Ejai). Temos aqui uma escola equipada com laboratório de ciências, sala de artes, música e recursos, anfiteatro, refeitório, banheiros adaptados para alunos deficientes físicos, pátio coberto e vestiários. A refoma somada a outras ações, a exemplo da requalificação da merenda, eleva o nível da educação e beneficia sobretudo a comunidade”, destacou Barbirato.
Prefeito Rui Palmeira durante visita na Escola Zumbi dos Palmares.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Para o líder comunitário e conselheiro tutelar da região do Tabuleiro, Ariudo Alves, a reforma foi mais uma ação fundamental da Prefeitura em prol da criança e do adolescente. “Nossas crianças e jovens estão muito mais amparados na escola. Tem sido assim em outras comunidades aqui do Tabuleiro, que foram contempladas com outras reformas. Antes aqui se tirava as telhas para lavar e jogava uma tinta nas paredes e se falava em reforma, o que vemos hoje são reformas de verdade, com estrutura melhorada e que beneficiam a comunidade verdadeiramente”, complementou.
Eberth Lins/ Secom Maceió

Educação faz avaliação de resultados das parcerias



A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizará sexta-feira (25) o II Encontro de Parceiros, em cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). O evento acontecrá no Best Western Premier Maceió (Antigo Hotel Radisson) no bairro da Jatiúca. Na oportunidade, serão apresentados os avanços resultantes das parcerias firmadas para o desenvolvimento da Rede Municipal de Ensino de Maceió. Participarão do evento representantes de institutos, empresas, universidades e órgãos da Prefeitura.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, o momento é de balanço de um trabalho feito por muitas pessoas. “Nosso encontro será o coroamento de um trabalho de muitas mãos e cérebros pensando juntos em como melhorar a Rede Municipal de Ensino de Maceió. Eu sou muito grata a todos os nossos parceiros pelo empenho e carinho com o que eles pensam e trabalham por nossas crianças”, ressaltou.
Além da contextualização dos resultados das atividades desenvolvidas pela Semed e parceiros, terá uma rodada de apresentação dos filiados acerca das principais resultados do trabalho desenvolvido ao longo da parceria. O momento também será para projetar os próximos quatro anos de trabalho.
O I Encontro de Parceiros foi realizado em 2015, quando houve a integração de entidades e cada uma delas apresentou suas respectivas ações em prol da Rede Municipal de Ensino, com o propósito de melhorar os indicadores.
Ana Dayse salienta a importância dos investimentos feitos na Educação durante a gestão do prefeito Rui Palmeira. “É muito gratificante os resultados que nós temos hoje, eles  mostram que quando você investe, as coisas acontecem para o bem” complementou a educadora.
Erick Nogueira/Ascom Semed

Estudantes realizam plantio em horta em Cmei



Crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professora Sônia Maria Souza Cavalcanti, localizado  na Cambona, participaram do plantio de grãos na horta da unidade de ensino, na manhã dessa terça-feira (22). A ação faz parte do projeto-piloto que visa despertar nas crianças a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.
Segundo a professora Maria Eunice Silva, o objetivo de cultivar uma horta dentro do Cmei é fundamental para o desenvolvimento das crianças, que aprendem desde cedo a importância do meio ambiente.
A diretora da unidade de ensino, Lindoana Berie, afirmou que além de desenvolver atividade de educação ambiental, a coordenação iniciou um trabalho de reeducação alimentar, com a prática de alimentação saudável.
O Cmei funciona desde 19 de outubro último e atende 36 alunos no turno na manhã e 40 no turno da tarde, na faixa de 4 a 5 anos. Neste momento a creche está com calendário especial, no processo de adequação à estrutura física e na prática da socialização. No próximo ano, cumprirá rigorosamente o calendário anual. No ano letivo de 2017 a creche planeja atender 120 crianças, de 6 meses a 5 anos, em horário integral.
A nova unidade de ensino é formada por quatro salas de aula, cozinha, despensa, área de triagem e lavanderia, depósito de material de limpeza, lactário, copa, vestiário, em obediência às normas de acessibilidade, segurança, iluminação e ventilação natural e exaustão, conforme determina o Ministério da Educação (MEC).
Thaís Lins(estagiária) / Ascom Semed

terça-feira, 22 de novembro de 2016

Semed homologa progressões por mérito de 119 servidores


No Diário Oficial do Município (DOM) desta terça-feira (22), a secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, homologou, por meio de portaria, a progressão por mérito, correspondente ao período 2014/2016 de 119 servidores administrativos da ativa.
O processo é comum e atesta a continuidade do servidor no seu exercício funcional. A progressão por mérito representa um incremento salarial de 6% nos vencimentos dos servidores.
A medida acontece após a análise feita pela Comissão de Avaliação de Desempenho da Secretaria Municipal de Educação (Semed), nomeada para este fim em dezembro do ano passado. A relação completa por ser conferida no DOM, tanto na versão impressa, quanto no endereço eletrônico http://www.maceio.al.gov.br/wp-content/uploads/lelosecom/pdf/2016/11/Diario_Oficial_22_11_16_PDF.pdf.

Ascom Semed

Semed busca reforçar parceria com Secretaria de Segurança


A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea,
reuniu-se com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Lima Júnior

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Rezende Dorea, reuniu-se, na tarde desta terça-feira (22), com o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Júnior, com o objetivo de estreitar parcerias para combater a violência nas escolas.
A reunião contou ainda com a participação do secretário adjunto de Educação, João Carlos Barbirato, da secretária Executiva de Politicas Públicas do Estado, Lucy Mônica, dos gestores de segurança da Servipa, empresa que presta serviço de segurança eletrônica à Semed, do delegado Flávio Saraiva, e do técnico do departamento de Gerenciamento Escolar da Semed.
Como muitas escolas da rede estão situadas em locais de maior vulnerabilidade a situações de violência e algumas escolas têm sofrido com roubos e assaltos, a secretária Ana Dayse tomou a iniciativa de buscar apoio com a Secretaria de Segurança do Estado, na tentativa de juntar forças para inibir a ação da violências nas escolas e em torno delas.
Durante a reunião, Ana Dayse destacou pontos que são considerados importantes para a segurança escolar, como o patrulhamento ostensivo, agilidade no atendimento a ocorrências e rondas nas áreas mais afetadas com a violência. Ela também destacou o trabalho que o programa Guarda Faz Escola desenvolve nas unidades escolares da rede municipal e a segurança eletrônica, que busca reprimir e prevenir o crime, já que as unidades são monitoradas 24 horas por dia.
Ana Dayse ressaltou ainda que a Semed está mapeando as escolas mais vulneráveis e verificando, do ponto de vista de segurança,  adequações necessárias para inibir a ação de violência, assaltos ou roubos, além de ampliar o número de câmeras de segurança eletrônica.
Para o secretário Adjunto de Educação, João Carlos Barbirato, a parceria com o Estado é importantíssima, porque permite promover iniciativas importantes no combate à violência. “Essa parceria é fundamental porque vai propiciar uma tranquilidade para a gente fazer efetivamente a parte educacional, dando segurança aos professores e à comunidade escolar”, afirma.
O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Lima Júnior, ouviu as ponderações da secretária e ressaltou que a Secretaria se coloca à disposição para viabilizar estratégias de combate à violência nas escolas. O coronel adiantou que pretende lançar uma campanha do Disque Denúncia que vai ajudar a sociedade no combate à criminalidade, tendo a comunidade escolar como parceira. “Vamos convidar a secretária de Segurança Comunitária e Cidadania, Mônica Suryagy, para uma nova reunião e buscar fortalecer as ações”, informou o secretário, destacando que as ações para melhora a segurança nas escolas deve ser integrada com a Guarda Municipal, PM e Servipa – a empresa de segurança eletrônica que presta serviço ás unidades da rede.
Para complementar a estratégia de ação do Estado, o secretário de Segurança pediu o estudo das escolas mais vulneráveis para fazer um trabalho específico nas áreas consideradas mais críticas.
Ascom Semed/ Janaina Farias

Prefeito visita Escola Zumbi dos Palmares nesta quarta-feira


O prefeito Rui Palmeira fará uma visita à Escola Municipal Zumbi dos Palmares nesta quarta-feira (23), às 9h. O gestor, ao lado do secretário adjunto de Educação, João Carlos Barbirato, vai acompanhar o funcionamento da unidade, após a reforma, e conversar com professores, funcionários e alunos sobre as mudanças executadas.
Reinaugurada em setembro deste ano, a escola passou a contar com 16 novas salas de aula, laboratório de ciências, sala de artes, música e recursos, anfiteatro, refeitório, banheiros adaptados para alunos deficientes físicos, pátio coberto e vestiários. A unidade atende alunos do 1º ao 9º e Educação de jovens, adultos e idosos (Ejai).
A Prefeitura de Maceió investiu cerca de R$ 2,2 milhões em recursos próprios na reforma da Zumbi dos Palmares. Inaugurada em 1996, a escola não recebia reforma desde 1998. As mudanças realizadas no espaço educacional beneficiam 1140 alunos da região.
Serviço
O quê: Escola Zumbi dos Palmares receberá visita do prefeito na quarta-feira (23)
Quando: Nesta quarta-feira (23), às 9h
Onde: Conjunto Rosane Collor – Qd M, Tabuleiro do Martins

Erick Nogueira – Ascom Semed

Escola Radialista Edécio Lopes participará de coletânea sobre inclusão


Escola Municipal Radialista Edécio Lopes participará de coletânea sobre inclusão.
Foto: Amanda Bezerra / Ascom Semed
A Escola Municipal Radialista Edécio Lopes foi escolhida, entre três unidades da Rede Municipal de Ensino, para representar Maceió na Coletânea de Práticas Inclusivas de 2016, elaborada pelo Instituto Rodrigo Mendes em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Fundação FC Barcelona. A Coletânea faz parte do resultado do trabalho realizado pelos professores da rede no Projeto Portas Abertas para a Inclusão que é voltado à formação de educadores para promover a inclusão escolar de crianças com deficiência por meio de práticas esportivas.
A manhã desta terça-feira (22) foi dedicada ao recolhimento do material fotográfico e entrevistas com pais de alunos, professores e demais participantes do projeto para construir a coletânea, que tem a previsão de ser lançada nos meados de 2017, no site do Instituto Rodrigo Mendes, em forma de vídeo com áudio descrição, além de um documento em formato digital e impresso.
Cláudia Lima, técnica formadora do Departamento de Educação Física e Desportos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), explica qual o objetivo do material que está sendo produzido. “Essa coletânea é uma espécie de cartilha para os professores, especialmente de Educação Física, e para a comunidade escolar, que visa fomentar ideias de trabalhar a inclusão dentro das escolas através da prática de jogos e atividade física. Ela será escrita como um passo-a-passo, demostrando as etapas do projeto. Qualquer pessoa que ler ou ver esse material vai entender como o projeto funciona”, explicou.

Os professores cursistas do projeto disseminaram o conteúdo aprendido com os demais docentes das escolas participantes, fazendo um trabalho de propagação do conhecimento. “Esse projeto vai servir como norteador para os professores principalmente para aqueles que estão em contato direto com alunos com deficiência. O trabalho foi feito na intenção de envolver toda a comunidade escolarna adoção de uma postura inclusiva”, disse a professora Elizabeth Laffitte.
“Na formação nós tínhamos trabalhamos vários temas relacionados ao tratamento da pessoa com deficiência desde o processo histórico de exclusão até os dias atuais, além do grande desafio da escola em receber essas pessoas como parte do corpo escolar independente de sua deficiência. Esse curso não apenas sensibiliza os docentes para o mundo da inclusão, mas também nos oferece um rico referencial teórico em todos os aspectos”, afirmou o professor Sindoval Oliveira.

O Projeto Portas Abertas para a Inclusão, aliado às reformas escolares, facilitará o processo de inclusão de alunos com deficiência. “Temos a perspectiva de que o projeto pedagógico do próximo ano já aborde com mais clareza essas questões de inclusão de alunos com deficiência, principalmente depois dessa reforma da Escola, que recebeu uma grande infraestrutura de acessibilidade como piso tátil, plataforma elevatória, banheiros e bebedouros adaptados”, encerrou Cláudia Lima.
Amanda Bezerra (estagiária)/ Ascom Semed