quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Escola Natalina Costa recebe última edição do Escola Alerta 2016



A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Coordenação de Educação Ambiental e Sustentabilidade (Ceas) promoveu nessa quarta-feira, 23, na Escola Municipal Natalina Costa, a última Edição oficial do Escola Alerta 2016.
Segundo a Coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade, Virgínia Miller, o evento foi pensado para os alunos e é feito em parceria com várias secretarias e instituições. “Neste dia acontecem várias oficinas diferentes. Nosso objetivo é desenvolver ações educativas na comunidade escolar para o combate e prevenção ao mosquito Aedes aegypti e outros riscos ambientais, bem como a promoção à saúde ambiental, conhecer as formas de prevenção da dengue, zika e chikungunya, identificar focos do mosquito na escola e em seu enforno”, garantiu Miller.
“Nesta sexta-feira 25, estaremos participando do Dia Nacional de Mobilização e Combate ao Mosquito Aedes aegypti. O evento vai acontecer no Sesc Guaxuma e vai envolver quatro escolas da Região Norte: Neide França, Floriano Peixoto, Sagrado Coração de Jesus e a Escola Pedro Barbosa Júnior,” antecipou Virgínia Miller.
Para o aluno do 4º ano, David Fonseca Ribeiro, 8 anos, a dengue, chikungunya e zika vão ficar bem longe da sua escola. “Hoje aprendi sobre os cuidados que devo ter e vou explicar também em casa”, assegurou David. “O problema é não deixar água parada, trocar a água dos vasos de plantas, manter as garrafas com a boca virada para baixo e também tampar a caixa d’água”, disse Larissa, 9 anos, da mesma turma.
A programação contou com a participação da equipe de teatro TrupEduque, que abriu a atividades com suas divertidas encenações educativas acerca do combate ao Aedes, formas de prevenção e sintomas das doenças.
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Endemias, levou às salas de aulas vídeos explicativos sobre as doenças, mostras através de desenhos animados explicando os riscos provocados por ratos e escorpiões.
Nas palestas foi abordada a importância de manter hábitos de higiene pessoal e com os alimentos para prevenir as verminoses. Slum, Sempma, Guarda Municipal e Cesmac também participaram do evento, com exibição de vídeos e palestras educativas.
Ascom Semed/João de Oliveira

Nenhum comentário: