quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Maceió recebe a Caravana do Esporte e das Artes


Abertura da Caravana dos Esportes e das Artes no Estádio Rei Pelé.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A Caravana do Esportes e das Artes foi aberta oficialmente na noite dessa terça-feira(29). A cerimônia de abertura ocorreu no estádio Rei Pelé e contou com a participação da secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, da secretária executiva do Gabinete do Prefeito, Juliana Vergetti, da secretária de Esporte Lazer e Juventude do estado, Cláudia Petuba, do representante do Unicef, Renan Guedes, de apresentadores da Disney, representantes da iniciativa privada e profissionais da Educação.

Durante a solenidade de abertura os convidados assistiram a um vídeo institucional que mostrou o trabalho social feito pela Caravana ao longo de 11 anos. A solenidade contou ainda com a participação do professor João Batista Freire, que fez um discurso caloroso sobre a educação, esporte e cultura, e do ator e poeta Chico de Assis.
A secretária municipal de educação, Ana Dayse ressaltou que Maceió recebe a Caravana com alegria e entusiasmo. “Estamos apostando muito nesses três dias. Estamos participando com mais de mil crianças e 90 professores. Queremos fazer um momento bonito. Que vocês tragam pra nós toda essa alegria, que é fazer o esporte e a arte e como isso transforma as pessoas. Temos investido nas escolas, nas pessoas, a exemplo da plataforma do centros urbanos. O esporte e a arte motivam, estimulam e mudam o perfil das nossas crianças e nosso jovens”, disse.
Realizar a Caravana em Maceió, para Renan Guedes, é uma forma de ratificar a parceria que o Unicef tem com a cidade. “Temos uma parceria muito forte por conta do Centro da Plataforma Urbano (PCU). Observamos nos relatos das pessoas que havia uma necessidade de ações esportivas e com a realização da Caravana poderemos consolidar essa reivindicação. Maceió é muito significativa para Alagoas, tem um terço da população do estado e como a população é bem representativa, vemos a importância da Caravana, pois ela se apoia em algumas ações voltadas para a artes, esportes, açõespara os jovens e ações de formação de professores. Essa última, pra mim, é a mais importante, porque apostamos que esse conhecimento possa ser multiplicado na escola com o conceito de esporte seguro e inclusivo”, afirmou.
Alexandre Arena que representou uma das idealizadora do projetoAna Moser, durante seu discurso fez o lico refletir. “Pra quem eu trabalho? A quem a gente serve? E o que a gente deseja colaborar para que mude ou pra que continue?”, questionou. Alexandre. “Aqui vamos trabalhar para crianças e professores, vamos ficar trabalhando por três dias, tratando de pedagógica, de métodos, de como fazer, e isso é uma ciência que se aprende fazendo, não é mágica. Que essa proposta ganhe mais força, precisamos de gente que concorde e que descorde, de gente que opina”, disse.
O principal palco das atividades da Caravana do Esporte e das Artes, o Estádio Rei Pelé está tomado pela programação de atividades esportivas e cultural. A programação tem início nesta quarta-feira (30), às 0 8 horas e prossegue até o 2 de dezembro com diversas atividades. Durante todos os dias, a Caravana promete manifestações esportivas e tendas de artes para crianças e comunidade. Oficinas de professores para esporte educacional e artes para educar, oficinas de jovens em ação e oficinas Jovens de Atores também serão realizadas.
Na quinta-feira(01), às 20h, o show da Caravana promete contagiar todos presentes. Já o debate, vai ficar por conta do ícone da Educação Física, professor João Batista Freire com ênfase no esporte.
O tema “Arte na Escola: linguagem artística e aprendizagem” será o assunto debatido entre os educadores. A ideia é que os professores consigam interagir com o esporte e a arte como ferramenta educacional.
Passarão pela Caravana cerca de três mil alunos das escolas das Redes Estadual e Municipal.Serão beneficiados 1.200 alunos e 90 professores de professores de Educação Física do Município.
Janaina Farias/ Ascom Semed

Nenhum comentário: