terça-feira, 22 de novembro de 2016

Semed busca reforçar parceria com Secretaria de Segurança


A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea,
reuniu-se com o secretário estadual de Segurança Pública, coronel Lima Júnior

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Rezende Dorea, reuniu-se, na tarde desta terça-feira (22), com o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Júnior, com o objetivo de estreitar parcerias para combater a violência nas escolas.
A reunião contou ainda com a participação do secretário adjunto de Educação, João Carlos Barbirato, da secretária Executiva de Politicas Públicas do Estado, Lucy Mônica, dos gestores de segurança da Servipa, empresa que presta serviço de segurança eletrônica à Semed, do delegado Flávio Saraiva, e do técnico do departamento de Gerenciamento Escolar da Semed.
Como muitas escolas da rede estão situadas em locais de maior vulnerabilidade a situações de violência e algumas escolas têm sofrido com roubos e assaltos, a secretária Ana Dayse tomou a iniciativa de buscar apoio com a Secretaria de Segurança do Estado, na tentativa de juntar forças para inibir a ação da violências nas escolas e em torno delas.
Durante a reunião, Ana Dayse destacou pontos que são considerados importantes para a segurança escolar, como o patrulhamento ostensivo, agilidade no atendimento a ocorrências e rondas nas áreas mais afetadas com a violência. Ela também destacou o trabalho que o programa Guarda Faz Escola desenvolve nas unidades escolares da rede municipal e a segurança eletrônica, que busca reprimir e prevenir o crime, já que as unidades são monitoradas 24 horas por dia.
Ana Dayse ressaltou ainda que a Semed está mapeando as escolas mais vulneráveis e verificando, do ponto de vista de segurança,  adequações necessárias para inibir a ação de violência, assaltos ou roubos, além de ampliar o número de câmeras de segurança eletrônica.
Para o secretário Adjunto de Educação, João Carlos Barbirato, a parceria com o Estado é importantíssima, porque permite promover iniciativas importantes no combate à violência. “Essa parceria é fundamental porque vai propiciar uma tranquilidade para a gente fazer efetivamente a parte educacional, dando segurança aos professores e à comunidade escolar”, afirma.
O secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Lima Júnior, ouviu as ponderações da secretária e ressaltou que a Secretaria se coloca à disposição para viabilizar estratégias de combate à violência nas escolas. O coronel adiantou que pretende lançar uma campanha do Disque Denúncia que vai ajudar a sociedade no combate à criminalidade, tendo a comunidade escolar como parceira. “Vamos convidar a secretária de Segurança Comunitária e Cidadania, Mônica Suryagy, para uma nova reunião e buscar fortalecer as ações”, informou o secretário, destacando que as ações para melhora a segurança nas escolas deve ser integrada com a Guarda Municipal, PM e Servipa – a empresa de segurança eletrônica que presta serviço ás unidades da rede.
Para complementar a estratégia de ação do Estado, o secretário de Segurança pediu o estudo das escolas mais vulneráveis para fazer um trabalho específico nas áreas consideradas mais críticas.
Ascom Semed/ Janaina Farias

Nenhum comentário: