quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Semed participa de Feira de Ciências Estadual


Coordenadora Virgínia Miller ministra palestra sobre Alfabetização Ecológica.
Foto: Ascom Semed
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) está participando da Feira de Ciências da Educação Básica de Alagoas, a ExperimentAL, que tem como objetivo mediar o encontro da produção científica e tecnológica desenvolvida nas escolas de educação básica de Alagoas. O evento foi iniciado ontem (29) e segue até esta quarta-feira (30) no estacionamento do Maceió Shopping, em Mangabeiras.
Como parte da programação, a Semed está promovendo oficinas e palestras. A partir da 10h haverá apresentação cultural do grupo de flautistas da Escola Municipal Dom Helder Câmara e a Biblioteca Volante Estação do Saber estará aberta ao público, das 8h às 17h, com um acervo recheado de boas histórias.
Nessa terça-feira (29), a coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade da Semed, Virgínia Miller, palestrou sobre a “Alfabetização Ecológica”, reforçando a importância do consumo consciente e chamando atenção aos impactos causados pelas novas tecnologias quando não são utilizadas de maneira adequada.
“A proposta da ExperimentAL é muito interessante, pois estimula nossas escolas a desenvolver pesquisas e feiras de ciências locais e também é um estímulo aos estudantes para pesquisar, buscar novas tecnologias, criar inovações e expor aqui. A feira tem vários trabalhos expostos sobre alimentação sustentável, segurança alimentar, reutilização de resíduos, entre outros trabalhos bem interessantes que servem de estímulo para nossos alunos continuarem buscando novas estratégias de promover a sustentabilidade”, pontuou a coordenadora.
Semed participa de Feira de Ciências Estadual. Foto: Ascom Semed
Quem já esteve na feira conferiu apresentações do grupo de teatro da Semed Trupeduque, que abordou os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis (ODS) e uma oficina da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (ComVida), que busca estimular a formação de grupos de alunos que desenvolvam nas escolas projetos de sustentabilidade, como arborização, coleta seletiva, plantação de hortas e uso eficiente de recursos. A Biblioteca Volante Estação do Saber também marcou presença na feira.
Semed participa de Feira de Ciências Estadual. Foto: Ascom Semed
Cerca de 140 alunos das escolas municipais Cicero Lucimar e Silvestre Péricles foram visitar a feira ao longo dessa terça. A aluna do 5° ano, Katiane Santos, de 11 anos, fala sobre sua experiência na feira. “É a primeira vez que eu visito uma feira de ciências desse tamanho, tô achando ótima e quero ir a mais feiras como esta. Eu desenhei um coração com tintas feitas com restos de alimentos. Achei bem legal reutilizar cascas de frutas e verduras para fazer as tintas”, destacou.
Rosiane Medeiros, professora que acompanhou a garotada na visita, fala sobre a importância da ExperimentAL. “Esse projeto, assim como outras atividades extraclasse, é muito importante para as crianças, pois desperta nelas o desejo de conhecer a ciência, de desenvolver projetos”, complementou a educadora.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: