sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Educação é tema da segunda etapa do Fórum Territorial



Maceió sedia até o dia 21 deste mês, os Fóruns Territoriais Finais da Plataforma de Centros Urbanos (PCU). Promovido pela Prefeitura de Maceió, o evento gratuito discutiu, nesta sexta-feira (18), assuntos ligados à Educação. Realizado na Associação Comercial, no bairro Jaraguá, a iniciativa conta com a participação de especialistas e representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Evento aconteceu na Associação Comercial.
Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

“O ciclo das Plataformas dos Centros Urbanos está sendo encerrado. Ele corresponde ao período de 2013-2016 de uma parceria com o Unicef. Fizemos um levantamento dos territórios mais vulneráveis e a partir daí, nesses três anos, trabalhamos de forma integrada, não só entre os órgãos municipais, realizando uma série de ações para diminuirmos as desigualdades nesses locais”, disse a secretária executiva do Gabinete do Prefeito, Juliana Vergetti.
A Plataforma busca um modelo de desenvolvimento inclusivo para as grandes cidades, que reduzam a desigualdade que afetem as crianças e os adolescentes, garantindo melhor acesso à Saúde e Educação de qualidade, por exemplo. Maceió foi dividida em cinco territórios. Segundo Juliana, já se percebe uma mudança qualitativa nos bairros Vergel, Prado, Bom Parto, Benedito Bentes, Fernão Velho, Ipioca e Cruz das Almas. “Além de Maceió, participam do ciclo as cidades de São Paulo, Rio de janeiro, Belém, Salvador, Fortaleza, Manaus e São Luiz do Maranhão”, complementou.
Luiza de Sá Leitão, representante da Unicef.
Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Luiza de Sá Leitão, representante do Unicef, explicou que o Fórum foi dividido em três temáticas: Primeira Infância, Educação e Adolescente x Violência. “Neste segundo encontro abordamos a distorção entre idade e série, a qualidade da educação através do Ideb, o direito de aprender e ao esporte seguro e inclusivo, bem como o acesso da criança com eficiência à escola. Durante todo o dia vamos mostrar os indicadores e o que mudou, nas estatísticas, de 2013 para cá. A ideia é que a partir das avaliações apresentadas, elas possam se tornar propostas para o orçamento público. Nesse período, sem dúvida, houve uma melhora na educação”, disse.
Ana Dayse, secretária de Educação.
Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió
Para a secretaria municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, o PCU reúne rodas as áreas comprometidas com o desenvolvimento social e humano. “Costumo dizer que a educação é o carro chefe, porque garante às crianças e adolescentes acesso à escola para o aprendizado e informação, sem contar na importância para a formação deles como cidadãos. Essa integração de áreas afins como saúde, educação e assistência social, garantem o sucesso desse projeto”, colocou.
O primeiro seminário foi realizado no dia 11 e debateu a Primeira Infância, abordando o direito de sobreviver e se desenvolver, e o direito de aprender. O terceiro fórum será no próximo dia 21, com a temática Adolescente x Violência, abordando o direito de crescer sem violência e o direito de ser adolescente.
Flávia Farias/ Secom Maceió

Nenhum comentário: