sábado, 26 de novembro de 2016

Semed participa de ações de combate ao Aedes Aegypti


O dia 25 de novembro foi adotado como o dia nacional de combate ao Aedes Aegypti. A data é marcada por várias ações coletivas no intuito de mobilizar a sociedade no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e da mais recente febre mayaro. Em Maceió, foi formado o Comitê Municipal de Combate a Dengue e Outros Riscos Ambientais, no qual vários órgãos, entre eles a Secretaria Municipal de Educação (Semed), estão promovendo ações em alusão ao dia D.

Alunos participam de gincana.
Foto: Amanda Bezerra / Ascom Semed

A coordenadora de Educação Ambiental e Sustentabilidade da Semed e membro do Comitê, Virgínia Miller, fala sobre a importância da parceria formada. “O município está fazendo o dia D de combate a dengue por meio do Comitê que é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e conta ainda com a Defesa Civil, Guarda Municipal, Semed e demais secretarias, além de outras instituições como Sesc, Senac, Sesi e Unimed. Todas foram convidadas a participar do Comitê devido ao risco dessas epidemias provocadas pelas doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, principalmente com a chegada do verão e o aumento na temperatura que favorece a proliferação dos mosquitos em Maceió, então há essa necessidade de redobrar a atenção no combate ao mosquito”, esclarece Virgínia.


Alunos apresentam paródia musical sobre a dengue.
Foto: Amanda Bezerra / Ascom Semed

Como parte das ações do dia D, várias escolas da rede municipal de ensino promoveram ações de conscientização e mobilização contra o mosquito. Alunos de três escolas da rede (Neide França, Sagrado Coração de Jesus, e Pedro Barbosa Júnior) participaram de uma gincana realizada no Sesc Guaxuma, onde puderam participar de atividades como concurso de peça teatral e de paródias, confecção de brinquedos com materiais recicláveis, jograis e outras ações de conscientização relacionadas às formas de combate ao mosquito.
“É um trabalho maravilhoso, onde os alunos se integram e trabalham em conjunto em prol de uma causa que é o combate ao mosquito. Fomos nas salas de aulas falar sobre as doenças e as formas de evitar a proliferação do mosquito e pedimos que eles replicassem o que foi aprendido na escola com os seus familiares e vizinhos. Os alunos realmente se engajaram na coleta de material reciclável para a produção  de objetos e também na realização das outras atividades que apresentamos aqui,” ressaltou a coordenadora da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, Sônia Maria Vieira.
Alunos apresentam objeto confeccionado com material reciclável.
Foto: Amanda Bezerra / Ascom Semed
Antônio Vitor, estudante do 5º ano, da Escola Municipal Pedro Barbosa Junior, dá detalhes das ações que ele e seus colegas de turma realizaram e sobre o que ele aprendeu com isso. “Nós fomos à praia recolher o lixo para utilizar as garrafas e outros materiais recicláveis. Vi que é muito importante não deixar água parada para não nascer mais mosquitos. Antes eu nem ligava para isso, mas agora eu viro para baixo as garrafas e também recomendo para minha família e meus vizinhos”, explicou o garoto.
Além da gincana com os alunos da rede municipal, uma palestra foi proferida para a comunidade próxima ao Sesc Guaxuma com esclarecimentos e atualizações sobre as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, além de uma oficina de produção de repelente caseiro.
Amanda Bezerra (estagiária) / Ascom Semed

Nenhum comentário: