terça-feira, 14 de julho de 2009

Circuito Estradafora realiza oficina de percussão

Fotos: Mauro Fabiani

Percussão Corporal e Consciência Rítmica foi o tema da oficina realizada na última quinta-feira (09), na Secretaria Municipal de Educação (Semed). Destinada aos professores da rede municipal e ONG’s locais, a oficina foi ministrada pelo Circuito Estradafora, que realiza projeto cultural itinerante.


A oficina teve como principal objetivo capacitar os professores a trabalhar o ensino das artes no ambiente de sala de aula. “O educador será um multiplicador da música na escola, utilizando os diversos recursos disponíveis”, enfatiza Emanuel Galvão, arte educador.

Ainda de acordo com Patrícia dos Santos, professora da Escola Audival Amélio, “muitas vezes o professor não sabe como trabalhar a música com seus alunos na sala de aula e a oficina permitiu capacitar os professores a utilizar alguns sons usando somente o recurso do nosso corpo”.



O projeto visa também contribuir para desenvolver no ambiente escolar o trabalho em grupo, estimulando a maior participação dos estudantes nas aulas. Uma maneira segundo Denivan Costa, integrante do Centro de Estudo e Pesquisa Afro-alagoano (CEPAA – Quilombo), “de trabalhar a coordenação motora e a concentração nos alunos da escola pública”.



A cada nova oficina, novas experiências de aprendizado são discutidas com os professores, num mecanismo que, “permite o professor desenvolver uma dinâmica que estimule a concentração e a harmonia”, diz Adriel Job, ministrador da oficina.

O circuito Estradafora levou também para a comunidade do Benedito Bentes apresentações teatrais e exibição de cinema. Numa estrutura móvel, montada no terminal rodoviário do bairro do Benedito Bentes, alguns alunos da rede municipal também puderam prestigiar as apresentações, que contou ainda com a presença do Secretário Municipal de Educação, Ricardo Valença, que pode conferir os projetos realizados pelo Teatro de Tábuas, responsável pelo circuito Estradafora.

Nenhum comentário: